Farmácias clandestinas são interditadas em Manaus durante fiscalização

Farmácias que operavam de forma clandestina foram interditadas em uma fiscalização conjunta realizada pelo Procon Manaus, Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) e Vigilância Sanitária (Visa Manaus).

A ação ocorreu entre os dias 9 e 11 de abril, em diferentes pontos da capital amazonense.

Durante a operação, oito estabelecimentos foram vistoriados. Em dois deles, a Visa Manaus determinou interdição imediata, já que as farmácias não possuíam licenciamento sanitário nem outras autorizações obrigatórias exigidas por lei.

Além das interdições, o Procon Manaus emitiu oito autos de constatação e três autos de inutilização, que resultaram na apreensão de 104 produtos impróprios para venda. Os itens apresentavam problemas como:

  • Embalagens violadas e amassadas;
  • Produtos vencidos;
  • Falta de data de validade visível.
Fiscalização em farmácias de Manaus. – Foto: Divulgação/ Procon.

Saúde pública

De acordo com a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, o trabalho conjunto visa proteger o consumidor e prevenir riscos à saúde:

“Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a confiança do consumidor e coibir práticas que colocam em risco a saúde da população manauara”, disse Abreu.

Cada órgão teve papel estratégico na fiscalização

Durante a fiscalização, cada instituição assumiu responsabilidades específicas:

  • Procon Manaus: verificou abusos nas relações de consumo, preços abusivos e a validade e armazenamento correto dos medicamentos.
  • Visa Manaus: avaliou a regularidade das licenças sanitárias e as condições de conservação dos produtos.
  • CRF-AM: fiscalizou a presença de farmacêuticos habilitados, conforme exige a Lei nº 13.021/2014, que obriga a assistência profissional em farmácias durante todo o horário de funcionamento.

Como denunciar farmácias irregulares em Manaus

O Procon Manaus reforçou que continua fiscalizando o setor para garantir os direitos do consumidor e a segurança dos produtos oferecidos nas farmácias.

Quem identificar irregularidades pode denunciar através dos seguintes canais oficiais como o Disque Procon: 151 ou [email protected].

The post Farmácias clandestinas são interditadas em Manaus durante fiscalização appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.