
Seis escavadeiras, três caminhões, nove motores bomba, motocicletas, caixas separadoras, 16 barracões e 8 mil litros de diesel. Esse foi o saldo da Operação Murus Viridis, que atuou no combate ao garimpo ilegal no Parque Nacional dos Campos Amazônicos, região que se estende pelos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.
A Polícia Federal, em parceria com o ICMBio e a Força Nacional, tinha o objetivo de acabar com estruturas do garimpo ilegal em uma das unidades de conservação mais importantes da Amazônia.

O parque tem proteção integral e abriga ecossistemas frágeis ameaçados pelo avanço da mineração ilegal. Outras operações também aconteceram no local em outros períodos, o que reforça a necessidade de atenção à área.
Além do desmonte físico, a PF iniciou investigações para rastrear os líderes e financiadores da atividade criminosa. As informações coletadas vão alimentar inquéritos que podem revelar conexões do garimpo com redes do crime organizado que atuam na no Amazonas e em Rondônia.

A operação, segundo a polícia, faz parte de uma estratégia maior do governo federal para interromper o fluxo financeiro e logístico do garimpo ilegal, para proteger populações tradicionais e reforçar o combate à degradação ambiental na Amazônia Legal.
*Com informações da assessoria
The post Polícia Federal combate o garimpo ilegal no Amazonas e Rondônia; veja fotos appeared first on Portal Norte.