
A Semana Santa começa e um dos dias importantes desse período é a Sexta-feira Santa. Dessa forma, na tradição cristã, esse data é considerada o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu.
Ela acontece dois dias antes do Domingo de Páscoa. Além disso, neste dia os cristãos devem refletir, orar, fazer penitências, jejuar e não comer carne vermelha.
Ainda, essa sexta-feira em específico é conhecida não apenas como “Sexta-feira Santa”, como também “Sexta-feira da Paixão”. Mundialmente, nesta data celebra-se o sacrifício de Cristo e também se faz a encenação da crucificação.
O que os cristão fazem nesse dia?
Durante a Sexta-feira Santa, os cristãos não devem comer carne. Então, é comum a substituição da carne vermelha ou do frango por peixe.
Além disso, na tradição católica, é comum a realização da Paixão de Cristo. Esse momento costuma ocorrer às 15h e segue um formato diferente do habitual. Durante o rito, há leituras bíblicas, a veneração da cruz e a distribuição da eucaristia.
Apesar de reunir elementos litúrgicos importantes, essa celebração não é considerada uma missa. Curiosamente, é o único dia do calendário católico em que não há celebração de missa. A data convida os fiéis a viverem o silêncio e a reflexão de maneira mais intensa.
As cores usadas nesse dia, tanto nos paramentos quanto nos espaços litúrgicos, costumam ser o vermelho e o preto. Por fim, os fiéis são incentivados a reservar um tempo para orar e meditar sobre os textos sagrados, buscando um momento de conexão espiritual mais profunda.
Sexta-Feira Santa é feriado?
De acordo com a legislação vigente, o Brasil possui sete feriados nacionais definidos por lei. A Sexta-Feira Santa, no entanto, não faz parte dessa lista. Apesar disso, ela pode ser feriado em locais onde exista uma lei estadual ou municipal que a reconheça oficialmente.
Esse tipo de regulamentação está previsto na Lei nº 9.093, de 1995, que permite a criação de feriados religiosos. Assim, a validade do feriado depende da norma local. Muitas cidades e estados optam por incluí-lo no calendário oficial, respeitando a tradição religiosa da data.
Além disso, todos os anos o governo federal publica uma portaria que informa quais datas serão feriados nacionais e quais serão pontos facultativos no serviço público. Esse documento serve como referência, especialmente para órgãos públicos e repartições.
Em 2025, por exemplo, a Sexta-Feira Santa foi oficialmente incluída como feriado nacional por meio dessa portaria anual. Isso mostra como a aplicação prática da data pode variar, mesmo que não esteja prevista como feriado nacional na lei principal..
The post Qual o significado da Sexta-feira Santa? Entenda importância e rituais da data appeared first on Portal Norte.