
Com a morte do papa Francisco, surge o questionamento: Quem vai ser o novo papa? Afinal, um pontífice só é substituído quando morre ou renuncia. Dessa forma, nas próximas semanas, haverá o Conclave, ou seja, a eleição do novo papa.
Para isso, 135 cardeais eleitores vão se reunir nas próximas semanas. Esse encontro acontecerá na Capela Sistina e definirá o sucessor do papa Francisco, a nova autoridade máxima da Igreja Católica.
Assim como em eleições políticas, a escolha do novo papa também tem os “favoritos” ao posto. Neste caso, são chamados pelo termo em italiano “Papabile”, que pode ser traduzido como “papável”.
Quem vai ser o novo papa?
Em primeiro lugar, é preciso entender que, tecnicamente, qualquer homem católico romano e solteiro pode se tornar papa. Contudo, desde 1379 o papa é sempre eleito dentro do Colégio de Cardeais. Esse grupo restrito tem 135 nomes com menos de 80 anos.
Esses cardeais são bispos e arcebispos nomeados pelo papa e tem a função de auxiliares em questões religiosas. Dito isto, há os “papabiles” entre os 135 cardeais. Veja os 10 nomes mais “papáveis” do Colégio de Cardeais:
- Pietro Parolin (Itália, 70 anos) – Secretário de Estado do Vaticano
- Matteo Zuppi (Itália, 69 anos) – Arcebispo de Bolonha
- Luis Antonio Tagle (Filipinas, 67 anos) – Prefeito do Dicastério para a Evangelização
- Jean-Claude Hollerich (Luxemburgo, 66 anos) – Arcebispo de Luxemburgo
- Robert Sarah (Guiné, 79 anos) – Ex-prefeito da Congregação para o Culto Divino
- Péter Erdő (Hungria, 72 anos) – Arcebispo de Esztergom-Budapeste
- Michael Czerny (Canadá, 78 anos) – Prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral
- Marc Ouellet (Canadá, 79 anos) – Ex-prefeito do Dicastério para os Bispos
- Peter Turkson (Gana, 76 anos) – Ex-prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral
- Pierbattista Pizzaballa (Itália, 60 anos) – Patriarca Latino de Jerusalém
Quem escolhe o sucessor do papa Francisco?
Para escolher um novo papa é feito um conclave. Dessa forma, o Colégio de Cardeais se reúne para eleição. Para esta próxima eleição, há 135 eleitores que são cardeais com menos de 80 anos.
A maioria deles é da Europa, de onde vêm 53 cardeais. Na sequência: Ásia, com 23, América do Sul, com 17 – dos quais sete são brasileiros -, África, com 18, América do Norte com 16, América Central, com 4, e Oceania, também com 4.
Além disso, deste Colégio de Cardeais, 108 foram proclamados cardeais pelo papa Francisco. Outros 22 foram proclamados por Bento XVI e cinco por João Paulo II.
The post Quem vai ser o novo papa? Veja nomes mais cotados para suceder o papa Francisco appeared first on Portal Norte.