Recusa de Pedro Lucas expõe gafe de ministra e constrange Lula em indicação para ministério

Constrangimento inédito
Num constrangimento inédito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO-MA), líder da legenda na Câmara dos Deputados e indicado pelo presidente para assumir o ministério das Comunicações, no lugar de Juscelino Filho, não aceitou o cargo, causando mal estar no governo.

Deputado Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO-MA), é o líder da legenda na Câmara dos Deputados. Foto: Mario Agra/ Ag. Câmara

Decisão
A decisão de Fernandes foi comunicada por Fernandes ao final de uma reunião com Antonio Rueda, presidente do União Brasil, no final da tarde deste terça-feira (22).

Precipitação
Duas semanas atrás, Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, que cuida da articulação do governo no Congresso Nacional, anunciou oficialmente — agora sabe-se que precipitadamente — aos jornalistas que, indicado pelo União Brasil, Pedro Lucas seria o novo ministro das Comunicações.

Inexperiência
Atribui-se a gafe da ministra à sua inexperiência no exercício do cargo. A nomeação de um ministro obedece a outros ritos, distante de achismo, como no caso em tela. Diante do deslize, Hoffmann agora já sabe que um presidente da República só faz um convite para o cargo de ministro a alguém que já foi previamente sondado e topou o desafio.

*Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Ver-o-Fato, e é responsabilidade de seu titular.

The post Recusa de Pedro Lucas expõe gafe de ministra e constrange Lula em indicação para ministério appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.