Delegado e advogados são alvos de operação que investiga golpes previdenciários contra venezuelanos em Roraima

golpes previdenciários Roraima-capa

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Cessatio para apurar fraudes na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) a venezuelanos.

Um delegado aposentado da Polícia Civil e oito advogados são investigados por suposto envolvimento em um esquema criminoso de golpes previdenciários em Roraima.

A ação ocorre nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e cumpre 14 mandados de busca e apreensão.

Golpes previdenciários em Roraima

De acordo com as investigações, os integrantes do grupo aliciavam idosos no país vizinho e falsificavam documentos.

Além disso, os suspeitos realizavam cadastros irregulares em sistemas governamentais para viabilizar o acesso ao benefício.

Muito dos beneficiários retornavam à Venezuela após a liberação dos valores, mantendo o recebimento regular.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 16 milhões em bens e valores dos investigados, além da suspensão de atividades econômicas de alguns deles, como medida cautelar alternativa à prisão.

Origem das investigações

A operação também apura denúncias sobre beneficiários de programas sociais que estariam fora do território nacional.

As apurações têm como origem a Operação Ataktos, realizada em outubro de 2024, que revelou a existência de diferentes grupos criminosos atuando de forma autônoma na obtenção fraudulenta do BPC-Loas.

Por fim, esta é a sexta operação da PF em Roraima voltada ao combate de fraudes na concessão de benefícios assistenciais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

The post Delegado e advogados são alvos de operação que investiga golpes previdenciários contra venezuelanos em Roraima appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.