
O Rio Negro subiu cinco centímetros nesta sexta-feira (25) e atingiu a marca de 25,39 metros, se aproximando da cota de inundação de 27,5 metros.
As informações são do Porto de Manaus, com atualizações diárias. Se continuar a subir, o rio pode atingir o nível de inundação severa, de 29 metros.

O recorde histórico, registrado em 2021, foi de 30,02 metros. A média diária de elevação do rio em abril de 2025 tem sido de 5,76 cm.
No mesmo período do ano passado, em 2024, o Rio Negro estava em 25,11 metros, mostrando apenas uma pequena variação.
O aumento ocorre após uma estiagem recorde em 2023, quando o rio atingiu uma das menores cotas da história. Agora, com o retorno do volume normal de chuvas na região, o Negro voltou a se restabelecer, trazendo alerta para comunidades que podem sofrer com as inundações.
Rio Negro em alerta de inundação
A Defesa Civil do Amazonas já atua para minimizar os impactos da cheia, monitorando a situação e dando início a ações preventivas em áreas de risco. Caso o ritmo de subida se mantenha, as primeiras inundações podem ocorrer nas próximas semanas.
Entretanto, rios que banham outros municípios do estado também estão sendo monitorados. Manicoré, Apuí e Humaitá já foram atendidos com a entrega de alimentos, água potável e purificadores de água.
The post Rio Negro atinge 25,39 metros e se aproxima do nível de inundação em Manaus appeared first on Portal Norte.