
O cantor Gutto Xibatada faleceu aos 36 anos, na última quarta-feira (24). A causa oficial da morte ainda não foi divulgada, mas, segundo sua irmã, o artista enfrentava a Mpox, conhecida como “varíola dos macacos”.
Ela usou as redes sociais para explicar a situação e pedir respeito ao público. Nos vídeos, contou que Gutto havia solicitado que sua condição de saúde não fosse exposta.
A irmã também criticou portais de notícias por divulgarem fotos do cantor enquanto ele estava internado. Segundo ela, Gutto Xibatada estava em tratamento, mas seu quadro se agravou devido à asma.
“Saibam que eu vou entrar com o processo em cima de cada uma. Inclusive, na página oficial, que a gente postou uma foto do ser humano no hospital, gente. Que é isso? Que falta de humanidade, que falta de empatia, meu Deus (…) O meu irmão contraiu um vírus, chamado Mpox, conhecido também como a varíola dos macacos”, disse a irmã.
Confira o pronunciamento completo:
Ver essa foto no Instagram
Casos de Mpox aumentam no Amazonas
Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), os casos de Mpox aumentaram no estado no período de 23 de outubro a 20 de novembro de 2024.
A doença passou de 39 casos registrados para 51 confirmados. O mês de setembro concentrou o maior número de diagnósticos, com 22 registros.
O perfil mais afetado pela varíola Mpox (varíola dos macacos) são homens pardos, com idades entre 30 e 39 anos, de acordo com dados divulgados pela (FVS-RCP).
A prevenção do Mpox envolve medidas de higiene pessoal, cuidados com o contato próximo e ações preventivas específicas.
The post Gutto Xibatada, cantor do Pará, morre vítima de ‘varíola do macaco’ appeared first on Portal Norte.