Atropelamento durante festival Filipino mata 11 e deixa mais de 20 feridos

Atropelamento durante festival no Canadá.

Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 20 sofreram ferimentos depois de um homem, em uma SUV, atropelar uma multidão em uma festa de rua em Vancouver, no Canadá.

Um vendedor de comidas, que estava no local , disse que o carro foi reto, direto na multidão. A polícia informou que prendeu o responsável de 30 anos na cidade de Colúmbia Britânica.  

As autoridades disseram ainda que o homem já tinha histórico com a polícia e profissionais da saúde, especialmente por causa de problemas mentais. O chefe da polícia de Vancouver falou que foi o  “dia mais sombrio da história da cidade” e que é “difícil entender algo tão sem sentido”.

Os primeiros dados dizem que não foi terrorismo e estão tratando como “ataque de colisão com um carro”. O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, informou que vai acontecer uma investigação para entender detalhes. 

O festival do dia de Lapu Lapu, conhecido entre os filipinos, aconteceu no último sábado (26), depois das 20h, (meia-noite em Brasília). 

Reações

Carney mostrou consternação. Ele falou que estava “devastado” com isso tudo. Líderes de outros partidos também mostraram apoio, especialmente com as eleições federais do Canadá que ocorrerão segunda-feira (28). 

O prefeito de Vancouver, Ken Sim, sentiu tristeza e choque, vendo esse evento “horrível”. Ele ressaltou a importância do dia de Lapu Lapu, uma das maiores festas filipinas, para eles. 

O chefe da polícia local, Steve Rai, falou que só tinha um suspeito, contudo, não deu mais detalhes, pois o foco era ajudar as vítimas e as famílias. A polícia ainda reafirmou que não foi terrorismo. 

Yoseb Vardeh, coproprietário do food truck Bao Buns, tava lá no festival e disse que um carro passou a quase 100 km/h em uma rua pequena cheia de food trucks, “atravessando a multidão”. Ele comentou que o motorista parou, tentou fugir, mas quem estava próximo o impediu.

O evento

O festival de Lapu Lapu aconteceu em Vancouver em 2023 para festejar o herói filipino, Lapu-Lapu, que não cedeu a colonização espanhola. O evento é símbolo da harmonia cultural e respeito mútuo da província.

The post Atropelamento durante festival Filipino mata 11 e deixa mais de 20 feridos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.