Três rodovias do Paraná terão trechos duplicados, anuncia concessionária; veja quais


Previsão da Via Araucária é de que trabalhos do primeiro pacote de obras do lote 1 de concessão de rodovias comecem em maio. Trecho da BR-277 que liga Palmeira a Porto Amazonas é um dos que receberá obras
Roberto Dziura Jr./AEN
Três rodovias do Paraná pertencentes ao lote 1 de concessões, que liga a região central aos Campos Gerais e à capital, terão trechos duplicados. O anúncio foi feito pela Via Araucária, concessionária responsável pelas estradas.
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A expectativa é de que os trabalhos comecem em maio, após aprovação dos projetos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da emissão dos licenciamentos ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Os trechos contemplados neste primeiro pacote de obras do lote são:
⚠️ BR-277
Entre os kms 164 e 175, que ligam Palmeira a Porto Amazonas (veja imagens do projeto clicando aqui);
⚠️ BR-277
Entre os kms 249 e 266, em Irati, no trecho que liga a cidade ao entroncamento com a BR-373 e dá acesso a Guarapuava e Prudentópolis(veja imagens do projeto clicando aqui)
⚠️ PR-418
Entre os kms 5 e 16, no Contorno Norte de Curitiba, que passa por Colombo e Almirante Tamandaré
⚠️ PR-423, entre os kms 9 e 35, entre Araucária e Campo Largo.
Além das duplicações, os trechos também vão receber viadutos, faixas marginais e novos retornos, por exemplo.
Todas as obras estão previstas no contrato e devem ser entregues até fevereiro de 2027.
Após finalizadas, elas devem gerar impactos nos preços das tarifas – são os chamados de “degraus tarifários”, que permitem reajustes à medida que as duplicações forem entregues.
Em sete anos, a concessionária deve duplicar 344 km do total de 473 km que administra.
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Arte RPC/g1
📃Início das obras depende de aprovações dos governos
O início efetivo das obras depende de liberações da ANTT e do IAT.
Segundo a concessionária, tanto no órgão federal, quanto no estadual, os processos estão em “estágio avançado”.
“Tanto o processo de análise do projeto, quanto da emissão do licenciamento ambiental, estão em bom curso e a expectativa da Via Araucária é de começar efetivamente as obras mais próximas de Curitiba já neste mês de maio e as demais até julho deste ano”, afirma Pedro Veloso, diretor de engenharia da Via Araucária.
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Em nota, a ANTT disse que a análise dos anteprojetos está em andamento e que aguarda também a entrega dos projetos executivos da concessionária para que possa emitir o parecer final.
Já o IAT explicou que criou, em 2023, um setor específico para avaliação de licenciamentos ambientais relacionados a obras em andamento no Paraná, e que de acordo com a legislação vigente, tem seis meses para fazer a análise dos projetos. Destacou, também, que os licenciamentos dessas obras são tratados como uma das prioridades do Governo do Estado.
⚠️Obras serão previamente informadas aos usuários
A Via Araucária garante que, quando iniciarem, as obras serão previamente informadas aos usuários das rodovias. A concessionária também afirma que os trabalhos serão realizados em várias frentes, com máquinas trabalhando em diversos trechos das rodovias.
“Para reduzir os impactos aos motoristas, a concessionária fará intervenções no tráfego de forma planejada e, apenas quando for necessário, irá interromper o trânsito em horários de menor movimento. Todos os usuários serão comunicados previamente nos canais de comunicação da Via Araucária”, diz a empresa.
🛣️Trechos receberão mais duplicações em anos seguintes
De acordo com a concessionária, duplicações em outros trechos das rodovias seguirão um cronograma progressivo de obras. Veja abaixo:
Em 2028, mais 52,7 km de duplicações em Palmeira e Irati;
Em 2029, mais 43,2 km de duplicações em Palmeira, Irati e Campo Largo;
Em 2030, mais 32,9 km de duplicações em Irati;
Em 2031, mais 39,15 km de faixas adicionais em Campo Largo.
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