
Diversos países da Europa enfrentaram um apagão de grandes proporções nesta segunda-feira (28), afetando serviços de transporte, telecomunicações e o fornecimento de energia. Até o momento, há registros de quedas de luz em Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Países Baixos, Suécia, Suíça e Grécia.
Em Portugal e na Espanha, a falta de energia interrompeu o funcionamento de semáforos e causou a evacuação de estações de metrô em Madri. No aeroporto de Barajas, um dos mais movimentados da capital espanhola, o fornecimento de eletricidade também foi totalmente interrompido.
Veja vídeo
Apagón de luz en Madrid y en Cibeles no funcionan ni los semáforos. pic.twitter.com/lSYGvKdcBH
— Valvanera Arráiz (@35pulsaciones) April 28, 2025
A falha começou por volta das 7h30, no horário de Brasília. Em Portugal, o Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) apura a possibilidade de um ataque cibernético, hipótese mencionada pelo ministro Manuel Castro Almeida, mas ainda sem confirmação oficial.
Já na Espanha, a Rede Elétrica informou que ativou planos emergenciais para o restabelecimento do fornecimento de luz. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”, comunicou a companhia.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o impacto da falta de energia em diferentes cidades, incluindo estações de metrô totalmente às escuras.
🇪🇸 | AGORA — Colapso total na rodovia M-30 em Madri, em meio ao histórico e massivo apagão que afeta a Espanha. pic.twitter.com/mco5Scieqe
— Fora da Matrix (@fjmilhome) April 28, 2025