Entre a cruz e a espada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua avaliando se demite o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, cota do PDT no governo, partido com 17 deputados na Câmara dos Deputados e uma senadora.
Com a corda no pescoço, Lupi está na defensiva e não tem como justificar que, mesmo sendo alertado por uma conselheira do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), pasmem, desde 2023, início do governo, ele não tomou qualquer providência sobre as denúncias de saque ilegal nas contas dos velhinhos aposentados.
Muito estranho
Como na letra do megassucesso dos anos 80 do cantor e compositor Dalto, é “muito estranho” que Lupi não tenha ordenado providências. Como a conselheira, outras pessoas também o avisaram sobre a existência de denúncias, mas era preciso ter “fatos concretos para serem investigados”, disse o ministro.

Segura que o filho é teu
A justificativa do ministro irritou ainda mais o 3º andar do Palácio do Planalto, onde Lula despacha. Ora, se é o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) que roda a folha de pagamento dos aposentados, como, durante mais de três anos, não se descobriu o que agora é público: as associações que roubavam os velhinhos eram de fachada.
Federal vai entrar em campo
A Polícia Federal (PF) aguarda apenas que a Controladoria Geral da União (CGU) finalize um extenso relatório sobre as atividades das entidades e associações que participaram do esquema que causou um prejuízo de R$ 6,3 bilhões em descontos associativos não autorizados por aposentados e pensionistas do INSS.
Vítimas
Estima-se que 6 milhões de pessoas tenham sido vítimas das fraudes. A principal conclusão é: as organizações e alguns sindicatos não tinham capacidade operacional; a maioria das 29 entidades analisadas pelo relatório era de fachada.
Picaretagem
O documento lista 29 dessas empresas picaretas, mas o foco principal da roubalheira se concentra em onze: Contag, Sindnapi, ABCB/Amar Brasil, CAAP, Ambec, Conafer, AAPB, AAPPS Universo, Unaspub, APDAP PREV (Acolher) e AAPEN (ABSP).
Operação Sem Desconto
A partir desse relatório e das investigações da PF, a operação da semana passada, batizada de Sem Desconto, terá desdobramentos, ou seja, novas fases.
Pede pra sair
Casos semelhantes, como o recente “eu saio para me defender, mas não fiz nada”, do ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho, que está deputado eleito pelo União Brasil do Maranhão, espera-se que Lupi entregue sua carta de demissão nas próximas horas, caso contrário, a imagem do governo sangrará por prazo indeterminado ao sabor do avanço das investigações da PF.
Golpistas a postos
Oportunidade para mais golpes
Como golpes na internet são considerados pela Justiça de menor poder ofensivo, resultando em “cana leve” para quem é pego, os golpistas entraram em ação e o próprio Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para não acessarem link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.
Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvidos na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho.
Ressarcimento
O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano será avaliado por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro.
Carros de luxo, pacotes de dinheiro em espécie e muitas joias já foram apreendidos na primeira operação da PF, com alvo nos “responsáveis” por algumas das associações e sindicatos envolvidos na fraude bilionária.
Cuidado, é golpe!
O Ministério da Previdência recebeu denúncia de segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a oferta de “agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS”.
Cuidado, é golpe!
Roubalheira no INSS*Esta Coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Ver-o-Fato, e é responsabilidade de seu titular.
The post Roubalheira no INSS: Outro ministro do governo LULA com a corda no pescoço appeared first on Ver-o-Fato.