
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com novo comando. O presidente Lula (PT) escolheu o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Gilberto Waller Júnior, nomeado na última quarta-feira (30).
Ele vem para substituir Alessandro Stefanutto, que deixou o cargo após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) descobrirem descontos irregulares de aposentados e pensionistas do INSS. Acredita-se que R$ 6,3 bilhões de reais foram cobrados ilegalmente entre 2019 e 2024.
Segundo o Palácio do Planalto, a nomeação veio por meio da ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior.
Perfil
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, ingressou no Poder Público como procurador do INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.
Na CGU, ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Atualmente, ocupa o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.
Decisões
Nesta sexta-feira (2), o presidente tem a tarefa de se encontrar com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, pra iniciar a definir como será feito o pagamento dos aposentados e pensionistas vitimados pelo esquema.
*Com informações de G1
The post Quem é Gilberto Waller Júnior, nomeado novo presidente do INSS após escândalo appeared first on Portal Norte.