Acredite se quiser: empresas querem recriar couro de Tiranossauro rex

Uma típica notícia que poderia ser roteiro de ficção científica, mas é a pura realidade. Empresas se uniram com o objetivo de fabricar peças de couro de Tiranossauro rex a partir do colágeno destes animais extintos.

Fazem parte da iniciativa a VML, do ramo de agência criativa, e as companhias de biotecnologia Lab-Grown Leather Ltd e The Organoid Company. O ambicioso plano tem motivado discussões, com cientistas afirmando ser impossível criar o material a partir do colágeno fossilizado.

Projeto prevê criação de couro de dinossauro

  • Segundo as empresas que fazem parte do projeto, o colágeno (proteína que estrutura a pele e outros tecidos) seria utilizado junto a um DNA sintético, criado em laboratório.
  • Esta mistura, então, seria utilizada para criação do couro do dinossauro.
  • O problema é que cientistas dizem não há DNA presente nos animais extintos.
  • Eles afirmam que não é possível criar o material prometido e classificam a promessa das empresas como enganosa.
Representação de um DNA
Uma das discussões diz respeito a possibilidade de uso do DNA destes animais extintos (Imagem: Billion Photos/Shutterstock)

Leia mais

  • Seria possível a “desextinção” dos dinossauros?
  • E se os dinossauros nunca tivessem sido extintos?
  • Dinossauro desconhecido pode ser ‘primo’ do Tiranossauro rex

O que dizem os cientistas

Especialistas ouvidos pelo Live Science explicam quais são os problemas com o projeto. Segundo Thomas Holtz Jr., paleontólogo de vertebrados da Universidade de Maryland, nos EUA, o DNA mais antigo preservado foi encontrado na atual Groenlândia e tem cerca de 2 milhões de anos. Os tiranossauros, no entanto, foram extintos muito tempo antes, há 66 milhões de anos

Já Thomas Carr, professor de biologia do Instituto Carthage de Paleontologia explica que o entendimento dos pesquisadores sobre o colágeno do Tiranossauro rex é incompleto. Segundo ele, os polipeptídeos (cadeias de aminoácidos que formam o colágeno) fossilizados do animal são altamente fragmentados.

Fósseis não permitiram recriação de couro (Imagem: Autumn Sky Photography/Shutterstock)

Em outras palavras, as empresas que propõe o projeto não teriam muito com o que trabalhar. Além disso, o colágeno é um tipo de molécula que não muda muito entre dinossauros e seus parentes mais próximos. Por isso, ele não entende qual a necessidade de criar produtos a base de criaturas extintas.

O post Acredite se quiser: empresas querem recriar couro de Tiranossauro rex apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.