Paulo Freire: o que defendia e por que se tornou alvo do bolsonarismo

Paulo Freire morreu há 28 anos.

Há 28 anos, em 2 de maio de 1997, morria o filósofo e educador pernambucano Paulo Freire, vítima de infarto no miocárdio. Ele dedicou anos à criação de métodos inovadores de educação, com foco em transformar a sociedade e se consolidar uma referência mundial.

Na sua trajetória, era reconhecido mundialmente por possuir títulos em 41 instituições de ensino, como nas universidades de Harvard, Cambridge e Oxford.

Em livros como “Pedagogia do Oprimido”, o autor defende que a educação faz parte do processo de conscientizar o povo e levá-lo ao senso crítico.

As ações do educador, no entanto, são vistas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma “afronta”. O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé destaca que os bolsonaristas somente pensam em guerra e não refletem sobre o que é realmente importante, de acordo com entrevista à TV Cultura. 

“Os bolsonaristas só pensam em guerra cultural, então isso está relacionado com escola, que automaticamente vai para Paulo Freire, que seguramente pensou a educação da criança para a frente, no sentido de formação”, explicou.

Paulo Freire. Foto: Reprodução/TV Câmara

Pondé entende Freire como marxista. O termo se refere a um sistema de análise socioeconômica que se baseia na interpretação materialista da história e na luta de classes, com princípio de que haja argumentos para as defesas. 

“O bolsonarismo inviabilizou qualquer reflexão sobre educação e cultura séria que não seja agregada à esquerda”, afirma. 

Briga freiriana

Os conhecimentos deixados por Freire podem ser vistos inclusive em discussões políticas. Quando a influenciadora Jojo Todynho, por exemplo, assumiu ser apoiadora da direita brasileira, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) utilizou argumentos freirianos.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”, disse a parlamentar, citando trecho da obra “Pedagogia do Oprimido”.

Nas redes, Jojo rebateu e questionou a postura de Hilton.

Vídeo: Reprodução/ TikTok

A parlamentar respondeu: “não estou te oprimindo, querida, aprenda a interpretar um texto, conheça Paulo Freire”.

The post Paulo Freire: o que defendia e por que se tornou alvo do bolsonarismo appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.