
Militar de carreira e diplomata influente no governo Trump David Gamble chega ao Brasil na próxima segunda-feira (5) com uma missão delicada: discutir, internamente, possíveis punições ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Gamble é o chefe do Escritório de Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA — órgão responsável por coordenar sanções internacionais impostas pelo país.
Oficial da reserva do Exército norte-americano, Gamble já atuou em zonas de conflito como o Afeganistão e possui vasta experiência diplomática. Entre outros cargos, foi conselheiro econômico nas Filipinas e diretor de assuntos relacionados à Rússia e Ásia Central no Conselho de Segurança Nacional.
A visita ao Brasil também terá um caráter político. Gamble deve se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com o senador Flávio Bolsonaro. Os encontros foram articulados por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente licenciado do mandato de deputado federal.
Ainda que os EUA não tenham confirmado qualquer investigação formal, fontes indicam que Gamble está acompanhando medidas tomadas por Moraes, inclusive no âmbito de processos que envolvem aliados de Bolsonaro. O objetivo seria avaliar se há fundamento jurídico e político para aplicar eventuais sanções.
Além da trajetória militar, David Gamble também acumula experiência no setor privado como consultor de segurança nacional. Ele fala russo e polonês fluentemente e já recebeu diversas condecorações por serviços prestados ao governo dos EUA, incluindo a Medalha Estrela de Bronze.
The post Representante do governo Trump virá ao Brasil para discutir sanções a Moraes appeared first on Portal Norte.