
Os rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com boletins atualizando sobre a evolução do monitoramento das calhas. Neste domingo (4), o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais trouxe um novo panorama.
Em documento, informaram que nove calhas de rios no estado do Amazonas seguem em processo de enchente, com picos previstos entre março e julho.
Até o momento, decretos municipais já colocam 62 cidades em “Emergência”, 31 em “Alerta” e 18 em “Atenção”. Além disso, a cheia no Amazonas já afeta 36 mil famílias, com aproximadamente 144 mil pessoas impactadas.
Cheia no Amazonas pode afetar bairros de Manaus
O rio Negro ultrapassou 27,56 metros nesta segunda-feira (28), atingindo a cota de inundação e colocando Manaus em alerta.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), há 98% de chance de o nível permanecer acima de 27,50 metros (inundação comum) e 30% de risco de alcançar 29 metros (inundação severa).
A previsão é de uma enchente moderada, principalmente em áreas ribeirinhas, com baixa probabilidade (1%) de superar a marca histórica de 2021 (30,02m).
Os bairros mais afetados devem ser Centro, Educandos, Cachoeirinha, Matinha, Glória, Colônia Oliveira Machado, Aparecida e São Raimundo. A Defesa Civil está em alerta, orientando moradores e reforçando estoques de emergência.
O 2º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas 2025 será divulgado nesta quarta-feira (30), às 10h, no YouTube (TV SGB).
The post Cheia no Amazonas 2025: nove calhas de rios seguem em processo de elevação appeared first on Portal Norte.