Centenas de crianças e adolescentes lotaram o auditório da Secretaria de Assistência Social Mulher e Família, durante todo o dia desta segunda-feira (5) para assistirem à peça teatral “Inocência Roubada”, como parte da programação do Maio Laranja, uma campanha dedicada à prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, lembrada no dia 18 de maio.
Alunos das escolas municipais de educação básica Arino Bressan e Manoel Rufino Francisco foram conscientizados, de uma forma lúdica, através da contação de histórias, a identificar os sinais do abuso sexual e como denunciar qualquer tipo de suspeita.
A secretária Heloísa Cabral reforça a importância da discussão desse tema nas escolas. “Precisamos proteger e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Muitas vezes, o abuso ocorre no próprio lar, e a vítima precisa de uma rede de apoio. O professor pode ser essa ligação ao profissional, para que lhe dê uma orientação em busca de ajuda e atendimento especializados”, ressalta. A informação através do teatro, conforme relata a secretária, é uma forma de prevenção, alerta e conscientização às pessoas sobre a gravidade do abuso sexual.
Na abertura da programação do Maio Laranja estiveram presentes a primeira-dama Graziele de Souza Soratto da Silva, a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Marlise Gisela Nunes, recepcionadas pela secretária da Heloísa Cabral, e a equipe da assistência social. Durante toda esta semana, haverá a continuação das apresentações teatrais e outras ações alusivas à data serão realizadas no decorrer desse mês.
O conteúdo Assistência Social, Mulher e Família Assistência Social promove teatro para alunos da rede municipal de ensino em alusão ao Maio Laranja aparece primeiro em CNT Tubarão.