
Com a chegada do conclave nesta quarta-feira (7), o Vaticano já organiza a Capela Sistina. Nesta terça-feira (6), foram divulgadas imagens do espaço que sediará as votações secretas entre os 133 cardeais.
“Realizar um Conclave significa preparar todos os detalhes não só da votação, mas também do seu êxito”, afirma o Vaticano.
Ver essa foto no Instagram
Ainda na última semana, sinais de que o evento de fato se aproxima já puderam ser vistos. Aconteceu, em 2 de maio, a instalação da tradicional chaminé no teto da Capela Sistina. Dela é que vem a comunicação com o mundo, saindo fumaça preta, se os cardeais não chegarem a um acordo, ou fumaça branca, avisando que há decisão sobre o escolhido.

Procedimentos
A eleição requer dois terços dos votos. Após cada escrutínio, as cédulas são queimadas. Caso o impasse se prolongue, as regras permitem que, após diversas votações, a escolha se restrinja aos dois nomes mais votados. Três cardeais são sorteados como escrutinadores, outros três como revisores e mais três como responsáveis por coletar votos de cardeais que não puderem comparecer por problemas de saúde.
Nos últimos conclaves, em 2005 e 2013, a escolha aconteceu em só dois dias. Mas já teve votações que demoraram bem mais. O maior de todos durou dois anos.
The post Vaticano revela fotos da Capela Sistina preparada para a eleição papal; veja imagens appeared first on Portal Norte.