
Um total de 1.228 pessoas morreram em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no Amazonas entre 2020 e 2024, segundo novo boletim divulgado nesta segunda-feira (6) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
O número representa 54% de todas as mortes registradas no trânsito no estado no período.
A maioria das vítimas são homens (85%) e pessoas com idades entre 20 e 39 anos (57,9%). Os dados mostram ainda que 60,9% dos óbitos ocorreram em Manaus, enquanto os demais aconteceram no interior.

O levantamento, elaborado com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), será utilizado para orientar políticas públicas e ações interinstitucionais de prevenção.
Mortes no trânsito do Amazonas
A análise aconteceu pela Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GVDANT) da FVS-RCP.
“Esses dados fortalecem a vigilância em saúde e ajudam a construir estratégias de prevenção que salvam vidas”, afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Além disso, somente no último feriado, entre 1º e 4 de maio, 165 atendimentos hospitalares foram de vítimas de acidentes com motocicletas, o que representa 57,3% dos casos registrados
Com o início da campanha Maio Amarelo, voltada à conscientização no trânsito, o relatório ganha ainda mais relevância.
The post Mais da metade das mortes no trânsito no Amazonas envolvem motociclistas, aponta boletim appeared first on Portal Norte.