Operação prende membro do PCC suspeito de ter vindo de São Paulo para reestruturar facção em Roraima

Operação membro PCC Roraima-capa

A Polícia Civil de Roraima deflagrou, na quarta-feira (7), uma operação contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) suspeitos de liderar o tráfico de drogas nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí.

O principal alvo da ação, Rodrigo Alberto Xavier, de 37 anos, conhecido como “Sorriso Maroto”, foi preso. Segundo a corporação, ele teria sido enviado de São Paulo a Roraima para reestruturar a atuação da facção no estado.

Operação prende membro do PCC em Roraima

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. A operação resultou na apreensão de 10 quilos de cocaína, cerca de 3 quilos de skunk e diversos dispositivos eletrônicos.

Ademais, a ação mobilizou 150 policiais e 34 viaturas, sendo considerada a maior já realizada pela Polícia Civil em Roraima.

De acordo com o delegado Wesley Oliveira, da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), o grupo atuava no tráfico e em outras atividades ilícitas.

“Esse membro de São Paulo veio para reestruturar a organização criminosa no estado de Roraima. Conseguimos identificar e estourar o principal local onde essa organização mantinha sua droga em Roraima e a distribuía para outros pontos de venda. A operação resultou em vários flagrantes”, afirmou.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 24 de busca e apreensão – Foto: Divulgação/PC-RR.

Rodrigo já havia sido detido em março deste ano, também pela Polícia Civil, em Caracaraí, com aproximadamente 2 quilos de pasta base de cocaína.

Contudo, na ocasião, ele apresentou identidade falsa. O mandado cumprido na operação mais recente corresponde a um segundo processo.

Conforme as autoridades, o suspeito era foragido do Centro de Progressão Penitenciária de Campinas (SP) e considerado de alta periculosidade.

Outras prisões

Durante a operação, uma mulher de 32 anos, suspeita de exercer a função de “geral feminina” – responsável pela articulação da facção entre as mulheres — também foi presa.

Outras prisões ocorreram em uma fazenda na Vicinal 3, na região do Cujubim, a cerca de 40 km de Caracaraí.

Como resultado, no local, um homem de 32 anos e um agricultor de 57 anos foram detidos por tráfico de drogas.

Foram apreendidas armas, munições, uma balança de precisão e aproximadamente 4 quilos de cocaína, escondidos em um tonel enterrado na mata.

Além disso, a propriedade, segundo a investigação, funcionava como o principal depósito da facção criminosa no estado.

A ação foi coordenada pela Polícia Civil de Roraima em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual.

Por fim, a operação foi batizada de “Fim de Dança” e integra a Renorcrim II, iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

The post Operação prende membro do PCC suspeito de ter vindo de São Paulo para reestruturar facção em Roraima appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.