Algumas turmas de escolas de Rio do Sul já estão se preparando para o Concurso Literário Manoel Karam. O concurso de escrita recebe inscrições até 7 de julho para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e privadas da cidade. Os participantes podem se inscrever nas categorias conto e poesia e os vencedores vão receber certificados, kindles ou vales-livro.
“O concurso é um projeto consolidado que está na sua sétima edição. O intuito é promover a escrita autoral nas escolas em um trabalho conjunto entre estudantes e professores, sendo mais uma forma de colocar esse público em interação com a literatura. E as premiações são mais uma forma de incentivar essa participação”, explica o escritor Johan Henryque, presidente da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, entidade organizadora do concurso.
O projeto é realizado em parceria com a Prosacult Editora. Esta edição é também realizada com patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2024, por meio do Sistema Municipal de Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Rio do Sul.
Como participar?
O tema para os textos é livre e cada trabalho deve ser inscrito na categoria conto ou poema. Cada aluno poderá se inscrever com uma produção em ambas as categorias e de acordo com o seu ano escolar. Os detalhes do edital e as inscrições estão disponível no https://www.prosacult.com/karam
Os vencedores em cada categoria e em cada subcategoria (Ensino Fundamental ou Médio) serão premiados: o primeiro colocado vai receber um Kindle (dispositivo para a leitura de livros digitais), o segundo um certificado e vale-livro de R$ 150,00, e o terceiro certificado ganha vale-livro de R$ 100,00. Os professores orientadores cujos alunos ganharem o primeiro lugar também serão premiados com um Kindle. Já os professores orientadores cujos alunos ganharem segundo e terceiro lugares recebem um kit de livros de autores regionais.
Em 2024, o concurso premiou os estudantes e professores durante a Feira do Livro de Rio do Sul. No mesmo ano, também foi lançado o livro coletânea com Concurso Literários Manoel Karam – As cinco primeiras edições, uma seleção de contos e poemas inscritos no concurso. A obra foi lançada pela editora Prosacult e é resultado de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Quem foi Manoel Karam?
Karam foi escritor, dramaturgo e jornalista. Escreveu e dirigiu dezenas de peças de teatro, além de ter romances publicados em vida e algumas obras póstumas. Destaque para Sexta-feira da semana passada, Fontes murmurantes, A cidade sem mar, O impostor no baile de máscaras, Cebola (vencedor do Prêmio Cruz e Souza de Literatura em 1997), Comendo bolacha maria no dia de são nunca, Pescoço ladeado por parafusos, Encrenca e Sujeito oculto. Nascido em Rio do Sul em 1947, era filho de Titio Karam, também jornalista e agitador cultural e comandava um programa de auditório ao vivo numa emissora de rádio AM. Aos 19 anos, Manoel Karam deixou a cidade natal para estudar jornalismo em Curitiba. Viveu na capital paranaense até a sua morte, em 1º de dezembro de 2007.
Concurso Literário Manoel Karam
Público: estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas e privadas de Rio do Sul.
Inscrições: até 7 de julho
Edital e inscrições em: www.prosacult.com/karam
Fonte: Tiago Amado
O post Concurso literário vai premiar estudantes e professores com Kindles e vales-livro apareceu primeiro em Alto Vale Agora.