Estas estatuetas podem revelar segredos da Idade do Bronze

Pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, estão usando a tecnologia moderna para analisar fragmentos de argila que datam da Idade do Bronze. Estes materiais foram desenterrados do sítio arqueológico de Anavlochos, na ilha grega de Creta.

Os objetos fazem parte de estatuetas e placas moldadas que foram colocadas nas fendas do leito rochoso. Todas representavam figuras femininas e foram chamadas pelos cientistas de “as senhoras de Anavlochos”.

Objetos foram recriados através de digitalização e impressão 3D

O objetivo do trabalho é descobrir se essas terracotas foram quebradas deliberadamente ou acidentalmente. Elas datam entre 900 a.C. e 350 a.C., o que significa que muitas delas foram depositadas no alto de uma montanha com vistas deslumbrantes do campo e do Mar Mediterrâneo depois que as pessoas deixaram o assentamento de Anavlochos, em 650 a.C.

Estatueta foi recriada usando métodos avançados (Imagem: Ministério da Cultura e Esportes da Grécia)

Para desvendar os mistérios referentes a estes antigos objetos, os cientistas estão usando resinas de engenharia modernas e a mais recente tecnologia de digitalização e impressão 3D para reproduzir os moldes das estatuetas e das placas antigas. Ao fazer isso, eles esperam decifrar como os materiais foram produzidos.

De acordo com os pesquisadores, o fato de serem feitos de argila mostra que estes objetos eram ofertas modestas. Além disso, existem claras evidências de uma influência artística do Oriente Médio. No entanto, o significado destes materiais segue sendo um mistério.

Leia mais

  • Tesouros pré-históricos revelam costumes de povos na Hungria
  • Sinais de sacrifícios humanos revelam segredos da Idade do Bronze
  • Estranha espada da Idade do Bronze é encontrada em pântano

A Idade do Bronze

  • Este período se estende entre 3.300 a.C. e 1200 a.C.
  • Ele recebeu este nome em razão desenvolvimento desta liga metálica, resultante da mistura de cobre com estanho.
  • Além disso, marcou a ocupação de terras férteis de vale e montanha, onde se instalaram povoados.
  • Os principais vestígios deste período são pequenas cabanas construídas com materiais perecíveis, lareiras e fossas abertas no solo.
  • Escavações ainda apontam que houve uma atividade agro-pastoril crescente nesta época, bem como os primeiros sinais de hierarquia social.
  • Além disso, foram encontradas ruínas do que seriam as primeiras muralhas de pedra.
  • Apesar do conhecimento existente hoje, ainda persistem muitas dúvidas sobre como era a vida nesta época, especialmente em relação a uma série de rituais realizados neste período.

O post Estas estatuetas podem revelar segredos da Idade do Bronze apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.