Polícia britânica identifica embaixada de Israel como alvo de plano terrorista no Reino Unido

A embaixada de Israel em Londres foi identificada como o alvo de um plano terrorista frustrado no fim de semana por forças de segurança britânicas. A informação, mantida sob sigilo por razões operacionais, foi revelada na quarta-feira (8) pelo jornal The Times, que teve acesso a detalhes da investigação conduzida pela unidade antiterrorismo da Polícia Metropolitana.

Cinco cidadãos iranianos foram presos no fim de semana, suspeitos de preparar um atentado contra a representação diplomática, localizada no bairro de Kensington, na zona oeste da capital britânica. De acordo com o The Times, as autoridades temiam que o ataque estivesse prestes a acontecer, o que levou à rápida mobilização da unidade antiterrorismo da polícia metropolitana, com apoio do Exército.

Policial do Reino Unido em Londres, setembro de 2014 (Foto: Divulgação/Alex Knott)

Os suspeitos têm idades entre 24 e 46 anos e foram capturados em operações simultâneas em Rochdale, Swindon, Manchester, Stockport e Londres. Imagens divulgadas mostram policiais fortemente armados invadindo uma casa em Rochdale e retirando um dos homens algemado. Quatro deles permanecem detidos sob a Lei de Terrorismo; o quinto foi liberado sob fiança.

O caso se soma a um histórico recente de ameaças relacionadas ao Irã em solo britânico. Desde janeiro de 2022, a polícia e o MI5, serviço de inteligência doméstico britânico, já frustraram mais de 20 planos de sequestro e assassinato atribuídos a Teerã, contra dissidentes e jornalistas baseados no Reino Unido.

Negativa iraniana

Em nota publicada na rede social X, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyyed Abbas Araghchi, negou qualquer envolvimento de Teerã no plano.

“O Irã rejeita categoricamente qualquer envolvimento em tais ações e confirma que não fomos informados de nenhuma alegação pelos canais diplomáticos adequados”, diz o texto. “Há um histórico de terceiros empenhados em atrapalhar a diplomacia e provocar escaladas, recorrendo a medidas desesperadas, incluindo operações de bandeira falsa.”

O post Polícia britânica identifica embaixada de Israel como alvo de plano terrorista no Reino Unido apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.