Polícia prende líder do PCC condenado a mais de 100 anos por crimes na fronteira do Acre

Paulo Baladeira, um dos criminosos mais procurados da região de fronteira com a Bolívia, foi capturado após ação integrada entre as Polícias Civis do Acre e São Paulo

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (7), em São Paulo, Paulo Roberto Estevam de Carvalho, conhecido como Paulo Baladeira, um dos criminosos mais temidos e procurados do Acre.

Apontado como chefe de uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, ele foi capturado em uma operação conjunta entre as forças de segurança dos dois estados.

Condenado em 2014 pelo Tribunal de Justiça do Acre a mais de 100 anos de prisão por envolvimento com tráfico de drogas, assassinatos e participação em organização criminosa, Paulo estava foragido e escondido em território paulista.

Mesmo à distância, ele seguia coordenando atividades ilícitas em cidades estratégicas como Brasiléia, Epitaciolândia e na região de Pando, na Bolívia. As investigações indicam que o criminoso dava ordens para execuções de rivais e controlava rotas internacionais de tráfico de entorpecentes.

A prisão é considerada um duro golpe contra o crime organizado na fronteira acreana, área usada intensamente para o escoamento de drogas e armamentos por facções criminosas.

A operação só foi possível graças ao compartilhamento de informações entre o Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Acre (DI-PCAC), a Delegacia-Geral de Brasiléia e os setores de inteligência e investigação da Polícia Civil de São Paulo (DIPOL e DEIC).

O delegado Roberth Alencar, diretor do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), ressaltou que Paulo Baladeira era um dos principais alvos da corporação e que sua prisão reforça o compromisso do Estado no combate à criminalidade.

Segundo ele, a articulação entre as polícias e o trabalho de inteligência foram fundamentais para o sucesso da operação.

As autoridades já iniciaram os trâmites para recambiar Paulo Baladeira ao Acre, onde ele deverá cumprir o restante da pena em regime fechado.


📝 Metadescrição (SEO):

Polícia prende em São Paulo Paulo Baladeira, líder do PCC condenado a mais de 100 anos por crimes no Acre. Veja como a operação conjunta localizou o foragido.

Se quiser, posso criar uma versão desse conteúdo para redes sociais ou incluir um infográfico sobre a atuação do PCC na região Norte. Deseja isso?

The post Polícia prende líder do PCC condenado a mais de 100 anos por crimes na fronteira do Acre appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.