Mais um radar de trânsito foi vandalizado em Belém. É o segundo em menos de 15 dias, retirado por motociclistas na avenida Padre Bruno Sechi, bairro do Parque Verde, onde uma filmagem mostra um grupo deles reunido para depredar o aparelho. Os comentários nas redes sociais mostram grande apoio ao ato, possivelmente porque nos últimos dias alguns casos ocorridos em blitz na cidade causaram polêmica.
Como mostrou o Ver-O-Fato, ainda na quarta-feira (7) um motociclista tentou danificar um radar na avenida Pedro Álvares Cabral após ter sua moto apreendida em uma blitz. Na mesma ação da Guarda Municipal de Belém, outro motociclista já tinha sido filmado denunciando que teve seu suporte de celular – para trabalhar como motociclista de aplicativo – quebrado por um dos agentes, que tinha prometido pagar, mas fugiu do local ao ser cobrado.
Ainda no mesmo dia, um vídeo de uma mulher repercutiu ao alertar que guardas estariam abordando motociclista de maneira truculenta, apontando a arma em sua direção.
Na semana passada, grupos de trabalhadores de aplicativo já haviam realizado protesto na frente do pátio de retenção da Semob para denunciar que o local não funciona durante feriados ou final de semana, então veículos apreendidos no dia anterior geram mais despesas para os condutores porque o valor das diárias aumenta, o que é um esquema já muito denunciado em outros estados e agora começa a gerar indignação por aqui.
Truculência nas abordagens
Na mesma semana, outro motociclista havia gravado que uma peça importante do seu veículo teria sido furtado de dentro do pátio de retenção, causando ainda mais prejuízo.
Essa série de denúncias de truculência nas abordagens, esquema para gerar mais ganho com diárias no pátio de retenção e corrupção, segundo denúncias, estão criando um clima de animosidade com as autoridades de trânsito na cidade.
Quem ganha? O vândalo que ainda sai como herói ao danificar um aparelho oriundo do dinheiro público e que visa a segurança nas principais vias da capital.
É preciso haver um melhor treinamento, transparência e fiscalização para guardas e agentes de trânsito que estão sendo constantemente alvo de denúncias em blitz, provocando a fúria popular. Só assim as autoridades de trânsito poderão continuar agindo com eficiência e apoio da opinião pública.
Alguns vereadores estão de olho no excessos e prometem fiscalizar os abusos cometidos.
Com a palavra, o prefeito da cidade, Igor Normando.
The post BELÉM – Truculência de agentes da Semob gera revolta de motociclistas e tem apoio nas redes sociais appeared first on Ver-o-Fato.