
Além da prisão, o suspeito foi multado em R$ 23,5 mil pela Femarh. Alguns pássaros estavam escondidos em gaiolas dentro de um guarda-roupa. Animais eram mantidos no quintal e dentro da casa do suspeito
Reprodução
Um homem de 47 anos foi preso por manter no quintal de casa 36 pássaros silvestres em gaiolas e Polícia Militar (PM) encontra até cascos de jabuti durante abordagem nesta quinta-feira (8), no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista.
Os agentes da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) e fiscais da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) foram até a casa do suspeito após uma denuncia de criação ilegal de animais silvestres.
Na casa dele, já na área externa, foram encontrados 19 pássaros silvestres em gaiolas. Questionado sobre a existência de mais animais dentro da casa, ele afirmou que não havia outros.
No entanto, com a autorização do próprio morador, a equipe fez uma inspeção dentro da casa e descobriu outras 17 aves escondidas dentro de um guarda-roupas — totalizando 36 pássaros no local.
No mesmo guarda-roupas, foi localizada uma caixa com 85 munições intactas de calibre 20, sem documentação legal. E no quintal, os fiscais encontraram o casco de um jabuti em decomposição, o que indica que o animal pode ter sido abatido para consumo.
A Femarh aplicou duas multas que, juntas, somam R$ 23,5 mil, referentes à posse ilegal das aves e ao possível abate do jabuti. Dos 36 pássaros encontrados, 29 foram recolhidos para passar por uma análise que irá verificar a procedência e se são legalizados (com anilhas e documentação).
Ele foi enquadrado nos crimes de posse ilegal de arma de fogo e pelo crime de manter animal silvestre.
O suspeito foi levado pela Polícia Ambiental ao Plantão Central da Polícia Civil, junto com as munições apreendidas, para que fossem tomadas as medidas legais.