Trump sinaliza recuo e diz que tarifas de 80% sobre a China ‘parecem corretas’


Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em 5 de maio de 2025.
Reuters/Leah Millis
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (9) que tarifas de 80% sobre as importações vindas da China “parecem corretas”, sinalizando um recuo na recente guerra tarifária que cresceu entre os países.
Em sua conta na plataforma Truth Social, Trump disse que a decisão sobre reduzir o percentual cobrado em taxas pelos EUA sobre os produtos chineses “é do Scott B”, referindo-se ao secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
O presidente americano também escrevei que a China “deveria abrir seus mercados para os EUA”. “Seria ótimo para eles!!! Mercados fechados não funcionam mais!!!”.
Essa é a primeira vez que Trump dá um número quando fala sobre uma possível redução nas tarifas sobre a China. Ele já havia sinalizado em outras ocasiões que desejava uma trégua entre os dois países e uma redução nas taxas aplicadas entre eles.
Atualmente, os EUA cobram uma tarifa de 145% sobre todas as importações chinesas, mas essa taxa pode chegar a até 245% com cobranças adicionais em alguns casos específicos. Já a China aplicou uma taxa de 125% contra os americanos.
*Matéria em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.