VÍDEOS – 20 mil litros de óleo diesel despejados no Rio Caeté, em Bragança: crime impune?

Uma embarcação que se preparava para realizar atividades de pesca ao longo do Rio Caeté, em Bragança, tombou e despejou cerca de 20 mil litros de óleo diesel na água. Apenas 5 mil não teriam sido despejados, segundo as autoridades.

Segundo a Prefeitura de Bragança, a embarcação tombou enquanto armazenava uma carga de gelo e não havia medidas de contenção para caso a embarcação tombasse, como aconteceu.

Autoridades municipais e estaduais, como prefeitura, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos iniciaram investigação sobre o fato e realizam diligências para dimensionar o tamanho da mancha de óleo que se move pelo rio e o nível de contaminação.

A comunidade local denunciou o ocorrido na segunda-feira (5) ao constatar manchas de óleo no rio. A embarcação estava no porto da cidade.

O vazamento afeta principalmente comunidades ribeirinhas às margens do rio, que sobrevivem da pesca artesanal.

A Secretaria de Meio Ambiente de Bragança informou que o vazamento já se espalhou por aproximadamente 10 quilômetros do ponto onde a embarcação virou e afirmou ainda que a empresa responsável pela embarcação pesqueira será responsabilizada e multada. Em casos de crime ambiental como este, a multa à empresa pode chegar a R$ 50 mil.

Caso seja constatada a contaminação do óleo em atividades de marisqueiros, apanhadores de carangueijo e pescadores, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará providenciará um auxílio às famílias atingidas.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que enviou uma equipe técnica ao local para realizar vistoria, apurar o caso e tomar as medidas legais cabíveis ao responsável pela embarcação.

No início da noite desta terça-feira (6), o prefeito de Bragança, Mário Júnior (MDB), anunciou em suas redes sociais oficiais que determinou a criação de um Gabinete de Crise entre a Prefeitura, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e ICMBio com o intuito de conter os danos ao meio ambiente e proteger o ecossistema local.

View this post on Instagram

A post shared by Dr. Mário Júnior | Bragança – PA (@drmariojuniorpa)

The post VÍDEOS – 20 mil litros de óleo diesel despejados no Rio Caeté, em Bragança: crime impune? appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.