Liderança paraense marca reunião ministerial de turismo do BRICS

A atuação destacada do ministro paraense Celso Sabino à frente da Reunião Ministerial de Turismo do BRICS, realizada nesta segunda-feira (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, consolidou o Brasil como referência internacional em turismo sustentável e reafirmou o protagonismo do Pará na agenda global climática, às vésperas da COP 30, que será sediada em Belém, em novembro.

Sob a liderança de Sabino, os ministros dos países do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – aprovaram a Declaração do Cerrado, documento que estabelece uma nova rota comum para o setor turístico, centrada em sustentabilidade, resiliência, regeneração ambiental e inclusão social.

“Estamos aqui dando mais um firme passo nesse propósito, em consonância com o multilateralismo tão defendido pelo nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Declaração do Cerrado é um marco na história do turismo global. Os países do BRICS formam a maior economia, o maior mercado consumidor e o maior grupo de turistas. Esse documento define como os nossos países devem direcionar suas ações no turismo”, afirmou o ministro.

A Declaração do Cerrado detalha propostas estratégicas com base em três relatórios elaborados sob coordenação brasileira:

• Turismo Regional, que propõe maior integração intra-BRICS com foco em infraestrutura, qualificação e marketing conjunto;

• Turismo Sustentável, Resiliente e Regenerativo, que aponta o setor como vetor de progresso alinhado aos ODS da ONU;

• Estratégias para Nômades Digitais, que explora o potencial dos países do bloco como polos de inovação turística e trabalho remoto.
Sabino também anunciou que a COP30, a ser realizada em Belém do Pará, reservará um dia específico para debater o papel do turismo no enfrentamento da crise climática. “Esse será, inclusive, o foco central da COP 30, a Conferência Mundial do Clima, que teremos a honra de sediar em Belém. Desde já, convido todos a estarem presentes nesse momento histórico”, declarou.

O ministro destacou ainda o simbolismo de um paraense liderar uma articulação desse porte.

“Para mim, como filho de Belém, é motivo de imenso orgulho conduzir essa pauta internacional que se conecta diretamente com os desafios e as oportunidades da Amazônia. A COP 30 é um chamado à responsabilidade coletiva, e o turismo sustentável será uma ponte entre a proteção da floresta e o desenvolvimento das nossas comunidades”, afirmou Sabino.

A liderança de um ministro paraense à frente dessa articulação internacional ganha ainda mais relevância diante do papel da Amazônia nas discussões sobre clima, biodiversidade e transição ecológica. Com a COP 30 se aproximando, o Pará se posiciona como vitrine global de soluções sustentáveis e modelo de cooperação internacional para o século XXI.

The post Liderança paraense marca reunião ministerial de turismo do BRICS appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.