
Investigações da 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elísios), no Rio de Janeiro, revelam que um criminoso com histórico em Rondônia assumiu o controle do tráfico de drogas na comunidade da Muzema, na Zona Oeste da capital fluminense.
Trata-se de Luiz Carlos Bandera Rodrigues, conhecido como “Da Roça” ou “Zeus”, que se tornou um dos principais nomes do Comando Vermelho (CV) na região.
A operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizada nesta terça-feira (13) tem como foco desarticular a atuação da facção criminosa. Foram expedidos 22 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão.
De Rondônia para o Rio
Natural de Fortaleza, Luiz Carlos construiu sua reputação no tráfico de drogas em Rondônia. Após a pandemia, ele se refugiou no Rio de Janeiro e iniciou o financiamento da expansão do Comando Vermelho na Muzema, área até então dominada por milicianos.
A ofensiva da facção resultou na tomada da comunidade. Com isso, Zeus ganhou respaldo da cúpula do Comando Vermelho, especialmente com Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, um dos líderes do CV no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio.
Comando do tráfico e negócios ilegais
Com influência consolidada, Zeus passou a comandar diversas atividades criminosas na Muzema. Além do tráfico de drogas, o grupo passou a atuar em:
- Roubo de veículos e cargas
- Cobrança de taxas de segurança de moradores e comerciantes
- Exploração clandestina de internet e TV a cabo
- Invasão e tomada de imóveis residenciais
O lucro dessas ações é dividido entre ele e a facção Comando Vermelho da Penha, segundo os investigadores.
Expansão do CV para Rio das Pedras
O dinheiro obtido nas ações criminosas na Muzema tem sido utilizado para financiar a ocupação de outras comunidades.
O novo alvo de ocupação do CV para o chefe do tráfico de Rondônia é a comunidade de Rio das Pedras, também na Zona Oeste, que vive em constante disputa entre traficantes e milicianos.
Durante a operação desta terça-feira (13), os agentes prenderam João Vinícius Tavares Corrêa, apontado como braço direito de Zeus. A prisão foi realizada em Porto Velho, capital de Rondônia.
Tanto Zeus quanto Doca foram denunciados pelo MPRJ por envolvimento com o Comando Vermelho e por liderar atividades criminosas nas zonas Norte e Oeste do Rio.
Com informações do G1
The post Chefe do tráfico de Rondônia comanda facção no Rio de Janeiro e financia expansão do CV; entenda appeared first on Portal Norte.