Cadelinha especialista em resgates recebe cortejo do Corpo de Bombeiros do Acre após morrer aos 5 anos

O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) prestou uma emocionante homenagem à cadela Cerys, integrante da equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães desde 2020.

A despedida ocorreu na terça-feira (13), em Rio Branco, com direito a cortejo fúnebre, bandeira do estado cobrindo o corpo e a presença de militares que conviveram com a cadela em sua trajetória na corporação.

Cerys, de 5 anos e 8 meses, veio de uma linhagem de cães operacionais do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Ela atuou em diversas missões de salvamento em áreas de difícil acesso e se tornou referência no uso de cães farejadores no estado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CBMAC (@cbmac.oficial)

Segundo o CBMAC, a cadela morreu na madrugada de sábado (10) devido a complicações provocadas pela leptospirose. Mesmo com o protocolo vacinal atualizado, a doença, que é resistente em alguns casos, conseguiu afetar gravemente a saúde da cadela.

A corporação explicou que, embora a vacina V10 ofereça cobertura contra a leptospirose, ainda há risco de contaminação devido à resistência da bactéria.

O major Dyego Vieira, responsável direto pelo treinamento e atuação de Cerys, tentou reanimá-la com uma manobra de ressuscitação cardiopulmonar. A cadela chegou a reagir, mas, ao ser levada para uma clínica veterinária, perdeu os sinais vitais e não resistiu.

“É um momento de dor, mas também de grata satisfação de ter alcançado até hoje, junto com os meus colegas porque sem eles, nada disso seria possível. A Cerys foi a pioneira nessa atividade, nossa 01. Então o CBMAC tem um grande apreço e um carinho […] porque sabe da importância dos cães de busca”, disse o major, em entrevista ao g1.

Major Dyego Vieira ao lado da cadelinha Cerys. – Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

O oficial, visivelmente emocionado, declarou que Cerys foi pioneira nos protocolos de resgate em áreas de difícil acesso no estado, destacando sua dedicação e papel essencial nas operações da corporação.

O enterro da cadelinha ocorreu com a presença de militares e foi marcado por homenagens à trajetória da companheira de farda, que se tornou símbolo de coragem e lealdade no Corpo de Bombeiros do Acre.

The post Cadelinha especialista em resgates recebe cortejo do Corpo de Bombeiros do Acre após morrer aos 5 anos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.