Vero reporta lucro líquido de R$ 42 milhões no 1º tri

A Vero encerrou o primeiro trimestre de 2025 com uma receita líquida de R$ 432 milhões, alta de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido atingiu R$ 42 milhões — segundo o CFO Marcus Albernaz, esse é o melhor desempenho da empresa em trimestres recentes, embora metade do resultado tenha origem em efeitos não recorrentes ligados à renegociação de dívidas.

Marcus Albernaz, CFO da Vero
Marcus Albernaz, CFO da Vero (Divulgação)

“O resultado está alinhado à nossa estratégia de desalavancagem após a fusão com a Americanet”, afirmou o executivo em entrevista. A relação entre dívida líquida e EBITDA encerrou o trimestre em 3,2 vezes, e o prazo médio das obrigações financeiras é de 4,6 anos, com cobertura de caixa superior às amortizações previstas para 2025 e 2026.

Geração de caixa se mantém como destaque no setor

A companhia alcançou R$ 223 milhões de EBITDA, com margem de 51,5%, resultado de medidas de eficiência operacional implantadas após a fusão. Descontado o investimento em capital (CAPEX), que foi de R$ 121 milhões no período, a Vero gerou R$ 102 milhões em caixa.

Segundo Albernaz, a métrica de EBITDA menos CAPEX — frequentemente usada no setor para avaliar a capacidade de geração de recursos — posiciona a operadora como a mais eficiente entre os ISPs. Considerando os últimos 12 meses, esse indicador acumulado chega a R$ 274 milhões.

Base de clientes cresce e ARPU avança 4,8%

A operadora adicionou 8.800 clientes líquidos de banda larga fixa entre janeiro e março, alcançando uma base de 1,39 milhão de usuários no serviço. No móvel, o número de acessos chegou a 200,5 mil — todos vinculados a ofertas combinadas com banda larga ou serviços digitais.

O tíquete médio (ARPU) subiu de R$ 108 para R$ 113 no comparativo anual. “A penetração de clientes com serviços móveis cresceu 14% em um ano. Essa estratégia vem contribuindo para qualificar a base, gerar valor e justificar um preço diferenciado”, disse o CFO.

Investimentos priorizam crescimento e B2B

O investimento de R$ 121 milhões no trimestre teve como foco a expansão da base de clientes e a robustez das redes fixa e móvel, além da oferta para o mercado corporativo.

A Vero lançou em março e abril novos portfólios para os segmentos B2C e B2B, reforçando o posicionamento como hub digital. Mais de 60% dos usuários já utilizam o aplicativo e canais digitais da companhia, ante 35% em um passado recente, segundo o executivo.

Apesar dos bons resultados, a empresa não divulgou guidance para os próximos trimestres e informou que não haverá anúncio de aquisições ou eventos corporativos relevantes no momento.

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