Demanda por tecnólogos deve crescer no Polo Industrial de Manaus, diz Bosco Saraiva

Avanço da automação e da Indústria 4.0 no Polo Industrial de Manaus

Com o avanço da automação e da Indústria 4.0 no Polo Industrial de Manaus, a demanda por mão de obra especializada, principalmente tecnólogos, engenheiros e técnicos, deve aumentar nos próximos anos.

Em entrevista ao programa “Povo Na TV”, da TV Norte Amazonas, Bosco Saraiva, superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), destacou as estratégias em curso para capacitar profissionais e alinhá-los às necessidades das fábricas locais.

Programa Prioritário vai impulsionar formação técnica

Saraiva anunciou a aprovação do Programa Prioritário, que direcionará recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a especialização de mão de obra.

Demanda por tecnólogos deve crescer no Polo Industrial de Manaus – Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas.

“Nós acabamos de aprovar o Programa Prioritário, que vai proporcionar um investimento alto em capacitação e especialização, para que [os profissionais] possam acessar o mercado de trabalho com tudo aquilo que é a demanda das nossas fábricas”

A medida visa suprir a carência de profissionais qualificados em áreas como automação, robótica, logística 4.0 e manufatura avançada, setores que estão em expansão no polo industrial.

Indústria 4.0

O superintendente reforçou que a robotização não pretende cortar postos de trabalho, mas sim substituir atividades repetitivas, perigosas ou insalubres, melhorando a produtividade e a segurança dos trabalhadores.

Produção de motos em Manaus deve fechar 2022 com melhor resultado em 8 anos
Polo Industrial de Manaus Zona Franca – Foto: Divulgação/Secom

“Em tese, seria a substituição do homem pelo robô, mas o que se busca é trocar profissões que adoecem o trabalhador. Essas são as que serão automatizadas, elevando a qualidade da produção”, explicou.

Para garantir a adaptação da mão de obra, a SUFRAMA está trabalhando em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e mais de 60 institutos de capacitação em Manaus.

Expansão de indústrias no Polo Industrial de Manaus

Outro fator que deve impulsionar a demanda por tecnólogos é o aumento no número de projetos aprovados pela SUFRAMA. Em 2023, eram cerca de 30 projetos por reunião; em 2024, esse número deve ultrapassar 40.

“Haverá uma reunião no dia 22 [deste mês] com mais de 40 projetos na pauta, incluindo produtos novos e indústrias que serão aprovadas”, adiantou Saraiva.

Essa expansão pode trazer novos investimentos e diversificar a matriz industrial da Zona Franca, hoje concentrada em setores como eletrônicos e motocicletas.

Confira a entrevista completa no programa “Povo Na TV”, da TV Norte Amazonas:

YouTube Video

The post Demanda por tecnólogos deve crescer no Polo Industrial de Manaus, diz Bosco Saraiva appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.