
Com uma população de pouco mais de 25 mil habitantes, o município de Jutaí, no interior do Amazonas, figura em 7º lugar na lista dos 10 municípios com pior desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
O levantamento foi feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) considera três eixos na avaliação de desenvolvimento: Emprego & Renda, Saúde e Educação.
Na edição de 2025, o IFDM avaliou 5.550 municípios brasileiros, o que corresponde a 99,96% da população do país.

Foram definidos quatro níveis de avaliação dos municípios:
- Municípios com IFDM entre 0,0 e 0,4: desenvolvimento Crítico;
- Municípios com IFDM entre 0,4 e 0,6: desenvolvimento Baixo;
- Municípios com IFDM entre 0,6 e 0,8: desenvolvimento Moderado;
- Municípios com IFDM entre 0,8 e 1,0: desenvolvimento Alto.
Em relação aos estados brasileiros, Amazonas, Amapá e Roraima se destacam negativamente: são os únicos em que nenhum município superou a barreira dos 0,6 pontos no IFDM Educação. A avaliação se repete quando se trata de Saúde.
Por fim, na vertente IFDM Emprego & Renda, os estados com maior proporção de municípios classificados como críticos foram Amazonas (83,9%), Piauí (78,6%), Maranhão (77,0%) e Paraíba (70,9%).
Município de Jutaí, no Amazonas
Localizado ao norte do Amazonas, Jutaí surgiu ainda em 1955. O município está localizado na margem direita do rio Solimões, na foz do rio Jutaí. A população de 25.172 habitantes (Censo IBGE 2022) sobrevive com base na produção agrícola e na pesca.
The post Cidade do Amazonas amarga na lista das 10 menos desenvolvidas do Brasil appeared first on Portal Norte.