Golpes mais comuns estão relacionados ao roubo de dados
As compras digitais estão cada dia mais presente entre os consumidores brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, 82% dos consumidores realizam ao menos uma compra online por mês. Porém, com essa nova “febre” no mercado, golpistas aproveitam para praticar fraudes. Entre as mais comuns estão as relacionadas ao roubo de dados.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os golpes estão cada vez mais elaborados, fazendo de vítima até aqueles compradores mais experientes. Esse é o caso da Bruna, auxiliar administrativa que realiza cerca de três compras por mês de forma online. Mesmo assim, ela já caiu em uma fraude e teve os dados roubados por criminosos.
“Nesse site que eu fui fazer eles clonaram os números do meu cartão e, logo após, tentaram efetuar várias compras. E aí eu recebi as notificações e acabei bloqueando o cartão temporariamente para eles não poderem efetuar a compra”, conta.
Tem alguns que conseguem se salvar dos golpes. Quase a metade dos consumidores online já deixaram de finalizar um pedido por não confiar no site ou aplicativo. De acordo com Luis Felipe Moura, gerente executivo da Serasa Experian, é preciso ficar atento nas “boas ofertas”.
“Os principais tipos de fraude estão relacionados com o que nós chamamos de fishing, que é esse envio de qualquer mensageria, seja SMS ou qualquer outro canal, em que o fraudador te manda o link, ou com uma oferta muito interessante ou com uma abordagem de recompensa. A pessoa informa os dados dela ali e o fraudador consegue obter informações do titular. A partir daí, ele vai tentar fraudar”, explica o gerente.
Em meio a tantas fraudes, é preciso ficar atento aos direitos. “Quando o golpe acontece dentro do ambiente de controle, seja ele virtual ou físico daquela empresa, ela vai se tornar responsável, seja pela teoria do risco da atividade, seja pelo dever de manter a segurança das informações do cliente, os dados da conta bancária, por exemplo, são sados pessoais”, destaca o advogado Rodrigo Berthier.
O repórter Gabriel Phillipi explica mais sobre esses casos e como não cair em golpes digitais.
Acompanhe

Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF por suposta falsificação de assinatura
Fernando José Sarney assume o comando da entidade de forma temporária
Uma decisão tomada nesta quinta-feira (15) pela justiça do Rio de Janeiro afasta temporariamente Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Com o afastamento, o vice, Fernando José Sarney, um dos apoiadores do afastamento, assume o comando da entidade. Essa é a segunda vez que Ednaldo é afastado. A primeira aconteceu em 2023, quando a eleição que o levou ao cargo estava sendo investigada.