8 plot twists de filmes que irritaram o público

Plot twists são uma técnica narrativa empregada para pegar os espectadores desprevenidos e introduzir novos conflitos, contextos ou revelações. Algumas dessas reviravoltas acontecem apenas no final, mas elas podem ocorrer em qualquer ponto da história de um filme.

No entanto, esses plot twists nem sempre têm o resultado esperado. E, com certeza, uma reviravolta mal planejada ou mal executada pode prejudicar toda a experiência de um filme. Em alguns casos, o plot twist pode deixar uma impressão negativa, independentemente de quão bom o filme tenha sido até aquele momento.

8 plot twists de filmes que irritaram o público

Uma das experiências mais comuns ao assistir certos filmes pela primeira vez é ficar de boca aberta quando uma grande revelação acontece. Os melhores plot twists nos fazem ponderar de maneiras totalmente novas sobre as implicações e sutilezas da narrativa.

Infelizmente, essa técnica nem sempre funciona como o esperado. Para cada plot twist impactante com o qual nos deparamos, há um número infinitamente maior de reviravoltas que não funcionam – veja algumas abaixo, com spoilers.

Lembranças (2010)

Este filme conta a história de Tyler (Robert Pattinson), cujo irmão cometeu suicídio recentemente, e Ally (Emilie de Ravin), que testemunhou a morte de sua mãe ainda muito jovem. Depois de encontrarem um ao outro, eles esperam que um relacionamento ajude no processo de cura. 

Cena do filme "Lembranças" de 2010
Lembranças (2010) via Summit Entertainment/reprodução

De modo geral, “Lembranças” se desenrola como uma história de amor padrão, entretanto, este drama romântico é ambientado em Nova York durante o ano de 2001. O plot twist, revelado nos momentos finais do filme, mostra Tyler no World Trade Center na manhã de 11 de setembro.

Disponível no Prime Video e Apple TV.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Quase duas décadas depois de sua última aventura, o Dr. Indiana Jones (Harrison Ford) é envolvido em mais uma busca por um artefato valioso.

Cena de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" filme de 2008
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) via Paramount Pictures/reprodução

Dessa vez, trata-se de um crânio feito de quartzo e, como acreditam que ele tenha poderes especiais, Jones precisa garantir que o objeto não caia nas mãos erradas.

Entretanto, a revelação de que a famosa caveira de cristal pertencia a arqueólogos alienígenas interdimensionais foi infeliz. Ainda que a franquia já tivesse se aprofundado no sobrenatural e no fantástico em filmes anteriores, extraterrestres foram um pouco demais para o público.

Disponível no Paramount+, Prime Video, Apple TV, e Telecine.

Truque de Mestre (2013)

Um grupo de quatro ilusionistas, conhecido como Os Quatro Cavaleiros (Isla Fisher, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson e Dave Franco), se torna um grande sucesso com seus shows, impressionando o público com truques de mágica. Enquanto isso, um agente do FBI determinado a expô-los, Dylan Rhodes (Mark Ruffalo), investiga o grupo como suspeito de vários roubos.

Cena do filme "Truque de Mestre" de 2013
Truque de Mestre (2013) via Lionsgate/reprodução

A grande revelação deste filme é que Rhodes não tinha intenção de deter o grupo e que, na verdade, era a mente por trás de tudo. Rhodes admitiu que buscava vingança, visto que era filho de Lionel Shrike, um mágico famoso que havia sido desmascarado. 

Disponível no Prime Video e Apple TV.

Planeta dos Macacos (2001)

No ano de 2029, o astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg) embarca em uma missão de resgate para salvar um astronauta chimpanzé perdido no espaço.

Cena do filme "Planeta dos Macacos" de 2001
Planeta dos Macacos (2001) via 20th Century Fox/reprodução

Depois de entrar em um buraco de minhoca, Davidson cai em um planeta estranho, habitado por macacos falantes e altamente inteligentes. Aprisionado ao lado de outros humanos, Davidson precisa encontrar aliados no planeta hostil e voltar para casa.

Embora tenha sido um sucesso comercial, esse remake é mais lembrado por seu terrível final, que mostra Davidson retornando a um planeta Terra dominado por macacos.

O filme foi uma tentativa do diretor Tim Burton de reacender o interesse pela franquia, mas teve um desfecho insatisfatório e confuso para muitos fãs, e é considerado como uma tentativa ruim de recapturar a surpresa inovadora do final do original.

Disponível no Disney+.

A Vila (2004)

Este filme se ambienta em um vilarejo isolado que parece ser do século XIX. Os habitantes da comunidade obedecem a uma regra simples, mas rígida: nenhum deles pode se aventurar na floresta que os cerca — tudo por medo de criaturas estranhas que ameaçam suas vidas.

Cena do filme "A Vila" de 2004
A Vila (2004) via Touchstone Pictures/reprodução

O diretor M. Night Shyamalan incorpora um plot twist em quase todos os seus roteiros, e este filme não é exceção.

Infelizmente, a reviravolta desta história não cativou o público. No final, é revelado que o vilarejo existe nos dias de hoje, criado em uma reserva.

Enquanto a maioria das pessoas que vivem lá não tinha conhecimento algum da verdade, outros usavam fantasias para se passar pelas criaturas da floresta e manter a narrativa.

Disponível no Prime Video e Apple TV. 

Leia mais:

  • 10 jogos interativos para você controlar a narrativa enquanto joga
  • O que são prequel, sequel e spin-off?
  • Quais são as 10 melhores trilhas sonoras do cinema?

007 Contra Spectre (2015)

Este plot twist fez mudanças importantes na história de James Bond, e teve impacto não apenas no filme em si, mas em toda a franquia.

Cena do filme "007 Contra Spectre" de 2015
007 Contra Spectre (2015) via Columbia Pictures/reprodução

Acreditando que Blofeld (Christoph Waltz) estava morto, Bond (Daniel Craig) descobriu que seu arqui-inimigo era, secretamente, seu irmão adotivo – com quem havia perdido contato há muito tempo.

A conexão forçada entre irmãos não pareceu fazer sentido de modo geral, mas a principal razão pela qual essa reviravolta foi tão ruim é o fato de não ter oferecido nada à trama. Se o plot twist fosse removido, o resultado final do filme não seria afetado: Bond ainda salvou o dia e Blofeld foi preso.

Disponível no Prime Video e Apple TV. 

O Vidente (2007)

Este filme conta a história de Cris Johnson (Nicolas Cage), um homem que podia ver o futuro. Suas visões se limitavam a dois minutos à frente, com exceção de uma visão que teve de uma mulher entrando em uma lanchonete.

Cena do filme "O Vidente" de 2007
O Vidente (2007) via Paramount Pictures/reprodução

Sem saber de nenhum outro detalhe além da hora, ele vai à lanchonete duas vezes por dia para aguardar sua chegada – que acontece eventualmente.

Depois de uma jornada envolvendo o FBI e um grupo de terroristas, Cris e Elizabeth se viram em uma encruzilhada. Como em muitos filmes de ação, Cris precisa desativar uma bomba, e faz isso com sucesso. 

Entretanto, em um dos exemplos mais frustrantes do arco “foi tudo um sonho”, a bomba detonou e destruiu uma parte da cidade. Isso revela que Cris e Elizabeth ainda estavam em um quarto de motel.

Então, a linha do tempo do dia inteiro é revertida, fazendo com que os eventos da última parte do filme fossem apenas uma visão de Cris.

Disponível no Prime Video, Apple TV e Mercado Play.

Hancock (2008)

John Hancock (Will Smith) é um dos homens mais odiados de Los Angeles, mas também é um super-herói. Seu nome se tornou sinônimo de alcoolismo e comportamento destrutivo.

Cena do filme "Hancock" de 2008
Hancock (2008) via Columbia Pictures/reprodução

Depois de ser salvo por Hancock, o publicitário Ray Embrey (Jason Batman) acredita que pode limpar a imagem do herói e transformá-lo no ícone que deveria ser.

O plot twist é que a esposa de Hancock também é uma super-heroína, e além de tudo, ela é sua parceira há mais de 3.000 anos.

O protagonista não se lembra do passado devido a um ferimento que sofreu na cabeça anos antes. Segundo o público, essa reviravolta ficou boba perto da reflexão que o filme faz sobre as produções com super-heróis.

Disponível na Netflix, Prime Video e Apple TV.

O post 8 plot twists de filmes que irritaram o público apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.