
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na última quinta-feira (15), uma operação conjunta com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com o objetivo de apurar suspeitas de promoção de migração ilegal no estado.
A investigação teve início a partir de uma notícia-crime encaminhada pelo Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS-AM), após uma imigrante venezuelana apresentar uma denúncia ao órgão.
PF fecha abrigo clandestino em Manaus
De acordo com o relato, um grupo de migrantes teria sido aliciado com falsas promessas de emprego na cidade de Pacaraima, em Roraima. Eles foram transportados até Manaus, onde passaram a viver em abrigos improvisados e em condições insalubres, na zona norte da capital amazonense.

Ademais, durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em locais ligados aos fatos investigados.
Em um dos endereços, a Vigilância Sanitária identificou situações de risco à saúde e à segurança dos abrigados. Por isso, determinou a interdição do espaço por apresentar condições consideradas degradantes
Investigações
Dezessete migrantes que estavam no local, em situação de vulnerabilidade, foram resgatados pelas equipes.
Posteriormente, eles foram encaminhados para instituições estaduais especializadas na oferta de abrigo, proteção e assistência social. As autoridades seguem apurando os responsáveis pela possível prática criminosa.
Por fim, a Polícia Federal informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar eventuais redes envolvidas no recrutamento e transporte irregular de estrangeiros, além de verificar possíveis violações de direitos humanos no acolhimento desses migrantes.
The post PF fecha abrigo clandestino em Manaus após denúncias de aliciamento; veja detalhes appeared first on Portal Norte.