Dá para resumir a previsão do tempo para este fim de semana em duas palavras: chuva (Norte e Nordeste) e calorzinho (Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Pelo menos, é o que estima a Climatempo.
O que deve levar chuva à “parte de cima” do Brasil é um fenômeno chamado ondas de leste. Já a subida das temperaturas no Centro-Sul vão ocorrer por conta de mais um veranico. Calma, você vai entender esses fenômenos meteorológicos ao longo desta matéria.
De veranico à ondas de leste: entenda a previsão do tempo para este fim de semana
Para começar, veranicos são períodos de mais de quatro dias de dias quentes durante inverno ou outono. Neste caso, “dias quentes” significa:
- Dias nos quais a temperatura fica acima da médica;
- Tempo fica seco;
- Chove pouco.
Então, veranicos são ondas de calor? Não necessariamente. Veranico é um evento ocorrido de forma atípica durante períodos normalmente mais frios ou úmidos. Ondas de calor são mais intensas e persistentes. E representam um desvio mais extremo das condições normais.
Veranico no Centro-Sul
O veranico em questão deve se estender até a próxima terça-feira (20). As temperaturas podem ficar 5ºC acima da média em:
- Boa parte do Rio Grande do Sul;
- Oeste de Santa Catarina;
- Oeste do Paraná;
- Oeste do Mato Grosso do Sul;
- Oeste do Mato Grosso.

Nas demais regiões do Centro-Sul, as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC acima da média (esse mapa feito pelo G1 dá uma ideia da distribuição do calorzinho nos próximos dias).
“O fim de semana vai ser quente e seco no Centro-Oeste e no Sudeste, com tardes de temperatura acima da média e madrugadas e noites mais frias”, disse o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, ao G1.

Para o Sul, a previsão é um pouco diferente. Uma frente fria deve passar pelo estado gaúcho no domingo (18), o que deve levar chuva para a região.
No entanto, um novo bloqueio atmosférico começou a se formar no estado na quarta-feira (14). Por conta dele, essa frente fria deve se desviar para o mar ao invés de avançar sobre as demais regiões do Centro-Sul.
- Para quem não sabe: bloqueio atmosférico é como se fosse uma “barreira invisível” criada porque uma grande massa de ar estacionou em cima de uma região, o que dificulta ou até mesmo impede a passagem de sistemas meteorológicos, como tempestades e frentes frias.
Ondas de leste no Norte e no Nordeste
Agora, as ondas de leste. Elas trazem muitas nuvens carregadas, ventos fortes e chuvas intensas (com raios e tudo) por dias seguidos – no Brasil, principalmente na costa leste do Nordeste. É um fenômeno comum entre maio e outubro.

Em resumo, a previsão do tempo para o fim de semana nessas regiões é a seguinte:
- Norte: pancadas de chuva continuam e deve chover mais no norte do Amazonas (exceto Manaus) e nos estados Roraima, Amapá e Pará;
- Nordeste: deve chover principalmente na região leste.
Leia mais:
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
“Nos próximos dias, João Pessoa [PB], Natal [RN], Alagoas e Sergipe devem ter chuva forte, além do norte do Maranhão“, complementa Luengo.
O post Chuva e calorzinho: confira a previsão do tempo para este fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.