
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, na última sexta-feira (16), que identificaram um foco de “gripe aviária” em uma granja comercial no Brasil. A notícia preocupou os brasileiros, que se questionam: o preço do frango e ovo deve subir?
Em relação ao vírus, o governo brasileiro disse que não há com o que se preocupar. Eles ressaltam que a transmissão da doença não ocorre pelo consumo de frango ou ovos. Conforme nota, o risco é muito baixo por ingestão.
Gripe aviária deve afetar preço do frango e ovo?
O Metrópoles conversou com André Braz, coordenador dos índices de preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), para responder à pergunta. Segundo ele, “ainda é cedo para avaliar”.
O especialista afirma que tudo dependerá da forma “como o problema vai ser contido, das regiões que serão afetadas e quais providências serão tomadas”. Ele alega que no momento “é importante é diminuir a probabilidade da gripe aviária se espalhar”.
Ele afirma, por outro lado, que a duas possibilidades. Uma onde os preços seguiriam contidos e uma onde despencariam, necessitando de um reajuste.
Na primeira hipótese considera o cancelamento de importação, como já foi anunciado pela China, União Europeia, Argentina, Uruguai e Chile. Neste cenário, o excedente de aves saudáveis permanecerá no Brasil.
“Isso ajudaria a conter os preços, porque teríamos um aumento da oferta desses produtos no país”, disse.
Na segunda hipótese, o excesso de aves no Brasil pode provocar uma queda expressiva nos preços. Com isso, precisaria de um reajuste, podendo encarecer o produto.
The post Gripe aviária pode afetar preço do frango e ovos no Brasil? Confira appeared first on Portal Norte.