SIMULADO DE INUNDAÇÃO MOBILIZA FORÇAS DE SEGURANÇA E ESTRUTURA PÚBLICA DE TUBARÃO

A Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou neste domingo (18) um grande simulado de inundação no Bairro KM 60, com o objetivo de treinar as equipes envolvidas nas ações de emergência e orientar a população local sobre os procedimentos em caso de enchente. O local foi escolhido em razão dos sérios danos sofridos na enchente de maio de 2022.

A atividade seguiu o roteiro de uma situação real de risco, começando com o estado de atenção, passando pela elevação do nível do Rio Tubarão e chegando à condição de emergência, com evacuação de área e mobilização de atendimentos. Veículos de resgate, viaturas, ambulâncias, embarcações e maquinário da prefeitura foram utilizados durante toda a operação.

O prefeito Estêner Soratto participou da abertura do simulado, que ocorreu às 9h no Paço Municipal, e depois, no KM 60, destacou a importância da preparação antecipada. “A nossa secretaria de Proteção e Defesa Civil tem atuado com planejamento e profissionalismo. Esse simulado nos permite testar toda a estrutura e integrar diferentes forças, garantindo que estejamos prontos para proteger vidas caso um evento real aconteça”, afirmou o prefeito.

Além da Defesa Civil, participaram do simulado diversas secretarias municipais, como Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Mulher e Família e Planejamento e Urbanismo, além das Fundações de Educação e de Meio Ambiente e mais a Polícia Municipal. Entidades externas como Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar Rodoviária e a regional estadual da Defesa Civil também participaram da ação.

Para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, o simulado também teve papel educativo. “É uma oportunidade de treinar nossas equipes técnicas e, ao mesmo tempo, mostrar à população como agir em caso de emergência. Todo o trabalho segue o Plano de Contingência Municipal e fortalece nossa capacidade de resposta”, explicou.

O vice-prefeito Denis Matiola também esteve presente no bairro KM 60 e elogiou a integração das equipes. “O mais importante aqui é ver todo mundo envolvido, trabalhando junto. Prefeitura, forças de segurança e a própria comunidade. Esse espírito de união faz a diferença quando precisamos agir rápido para salvar vidas e minimizar os impactos de uma enchente”, comentou.

Na segunda etapa do simulado, já na parte da tarde, foram encenadas ações de recuperação e reconstrução, como desobstrução de vias e levantamento de documentos que seriam necessários para solicitar apoio estadual e federal em uma situação real de desastre.

A iniciativa faz parte do trabalho promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que realizou neste domingo a maior simulação de resposta a desastres já feita no Brasil.

Fotos: Decom/PMT

O conteúdo SIMULADO DE INUNDAÇÃO MOBILIZA FORÇAS DE SEGURANÇA E ESTRUTURA PÚBLICA DE TUBARÃO aparece primeiro em CNT Tubarão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.