
Três anos após o desabamento da antiga estrutura, a construção da nova ponte sobre o Rio Curuçá, na BR-319 (trecho entre Manaus e Porto Velho-RO), avança para a fase final, com 75% da obra concluída e previsão de entrega até setembro.
A informação foi confirmada durante uma vistoria técnica realizada no último domingo (18) por uma comitiva liderada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).
A nova ponte, que substituirá a estrutura que cedeu em 2022, terá 150 metros de extensão, capacidade para suportar carretas de até 45 toneladas e vida útil estimada em 50 anos, com manutenção adequada.
Andamento das obras da ponte na BR-319
Os trabalhos, que ocorrem de domingo a domingo desde o final de 2023, já instalaram as vigas de longarina da superestrutura, cada uma pesando 17 toneladas – material produzido em Manaus.

Com o fim do inverno amazônico, as condições climáticas devem acelerar os serviços.
“Estamos com 75% da obra pronta, e os 25% que faltam estarão concluídos até setembro, passando o batom na boneca para poder inaugurar”, disse Eduardo Braga, que pressiona para que a entrega ocorra ainda em outubro.
Participaram da inspeção o deputado federal licenciado Saullo Vianna, os prefeitos de Apuí (Marcos Maciel) e do Careiro (Mara Alves), o superintendente do DNIT, Orlando Fanaia, além de representantes da PRF, Antaq e setor produtivo do Amazonas.
Fase atual
Na fase atual, 35 funcionários da capital e do Careiro da Várzea trabalham na montagem.
Na próxima semana, quando inicia a superestrutura do outro lado, a equipe será reforçada com a chegada de novos trabalhadores.

“A fase mais desafiadora já passou, que eram as fundações. Agora vem a laje, o tabuleiro, sinalização e guarda-corpo. Esta etapa é mais rápida porque as vigas já estão todas montadas”, explicou Orlando Fanaia, superintende do DNIT.
Fase final
Após superar as fases de realização de testes de capacidade e de integridade das estacas, substituição da empresa e o fim do período de intensas chuvas, a obra deve ganhar ritmo acelerado.
Quando estiver pronta, a ponte terá 150 metros de extensão, capacidade para suportar carretas que transportam até 45 toneladas e prazo de vida útil com manutenção de 50 anos.
Autaz Mirim e Igapó-Açu
A atuação do senador Eduardo Braga junto ao Ministério dos Trasporte e com o DNIT tem sido fundamental para encontrar solução às pontes sobre a BR-319.
Durante a vistoria, ele informou estar pressionando para que a entrega seja feita em outubro, para que, até o início de novembro, possa estar com as duas pontes prontas.

“A gente sabe que o desabamento ocorreu por falta de manutenção. Agora, com a nova ponte e o asfalto, o Amazonas terá uma rodovia trafegável o ano todo”, disse Saullo Vianna.
Foi anunciada também a pavimentação de 52 km da BR-319, a partir do Km 198, melhorando o fluxo de veículos e o transporte de cargas.
Solução provisória
Enquanto a obra não é finalizada, o DNIT instalou uma balsa fixa no Rio Curuçá, reduzindo as filas quilométricas que antes chegavam a horas de espera, prejudicando principalmente o transporte de produtos perecíveis.
A conclusão da ponte é aguardada com expectativa por motoristas, comerciantes e moradores, que dependem da BR-319 para escoamento de produção e deslocamento entre Manaus e Porto Velho.
The post Ponte BR-319: estrutura sobre o Rio Curuçá deve ser concluída até setembro no Amazonas appeared first on Portal Norte.