
Com a confirmação de dois casos do sorotipo 3 da dengue neste mês de maio, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), adotou novas estratégias para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti e garantir atendimento ágil à população em casos suspeitos.
A Semus orienta que os primeiros sinais da dengue podem surgir de forma leve, mas requerem atenção desde o início. Os sintomas mais comuns incluem:
- Febre alta (acima de 38°C);
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Manchas vermelhas na pele;
- Fadiga e mal-estar geral.
Esses sintomas geralmente aparecem entre o 3º e o 7º dia após a picada do mosquito. Em caso de febre persistente, vômitos, dor abdominal intensa, sangramentos (gengivas, nariz, urina) ou dificuldade para respirar, é fundamental buscar atendimento imediato, pois esses são sinais de agravamento.

Onde buscar atendimento em Palmas
- Casos leves: devem ser direcionados às Unidades de Saúde da Família (USFs), espalhadas pelos bairros, onde o paciente será acolhido, passará por triagem e classificação de risco e receberá medicação sintomática, hidratação oral e orientações domiciliares.
- Casos moderados ou graves: com sintomas de alarme, devem ser levados diretamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul ou Norte, que funcionam 24 horas. Nesses locais, são realizados exames laboratoriais, hidratação venosa e, se necessário, encaminhamento para hospitais de alta complexidade com apoio do Samu 192.
A rede municipal oferece os exames RT-PCR, indicado do 1º ao 5º dia de sintomas; e a sorologia, indicado a partir do 6º dia.
Ambos são coletados nas USFs e UPAs. O tratamento é iniciado antes da liberação dos resultados, com base na avaliação clínica.
Cuidados e prevenção da dengue
Para prevenir a dengue população deve:
- Eliminar água parada (pratinhos, baldes, pneus, garrafas)
- Manter calhas e caixas d’água limpas e tampadas
- Usar repelente e roupas que cubram a pele
- Evitar automedicação: analgésicos como ácido acetilsalicílico (AAS) são proibidos, pois podem aumentar o risco de sangramento
- Buscar atendimento médico ao perceber os primeiros sintomas
Além da ampliação da vacinação para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, a Prefeitura iniciou ações como:
- Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes)
- Instalação de ovitrampas
- Bloqueio de transmissão nas quadras com casos confirmados
- Solicitação do carro fumacê ao Governo do Estado
As ações estão concentradas em 14 quadras com maior incidência, como a 212 Norte, 104 Norte, 110 Sul, 208 Sul e 308 Sul.
The post Novo tipo de dengue no Tocantins: saiba como identificar e quais os cuidados necessários appeared first on Portal Norte.