Telefónica reforça estratégia de inclusão e dobra número de funcionários com deficiência

Acessibilidade a Pessoas com Deficiência

A Telefónica anunciou nesta segunda-feira, 19 de maio, a renovação de sua adesão aos Princípios para Impulsionar a Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência, promovidos pela GSMA. O compromisso, firmado originalmente em 2020, é reforçado agora com novas metas para ampliar o alcance de soluções acessíveis nas operações do grupo. A companhia, que controla a Vivo no Brasil, diz que acessibilidade faz parte ostensiva em sua estratégia corporativa.

Segundo Eduardo Navarro, diretor global de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, a acessibilidade é tratada como prioridade estratégica. “Ao proporcionar uma experiência sem barreiras para nossos clientes, temos a oportunidade de servir melhor ao 15% da população que experimenta deficiências significativas. Essa prática inclusiva também nos ajuda a ser mais competitivos e atrair novos clientes”, afirmou.

No documento da GSMA, as operadoras que aderem aos princípios se comprometem com três frentes principais:

  1. Incorporar a inclusão em todos os níveis da organização, com liderança ativa, metas específicas, revisão de políticas internas e promoção da diversidade entre os colaboradores.
  2. Compreender as necessidades das pessoas com deficiência, por meio de coleta de dados, escuta ativa e participação direta dessas pessoas no desenvolvimento de produtos e serviços.
  3. Oferecer produtos e serviços inclusivos, com foco em acessibilidade física e digital, conteúdo relevante, capacitação de clientes e colaboradores, além de segurança no uso das tecnologias móveis.

Na Telefónica, essas diretrizes se traduzem em ações como a adaptação de lojas, sistemas, canais de atendimento e processos seletivos. O grupo também atua com formação profissional voltada ao público com deficiência. O programa Include, desenvolvido com a Fundação GoodJob, capacitou 141 pessoas em áreas como cibersegurança, nuvem, internet das coisas e automação. Todas elas passaram a integrar equipes da companhia na Espanha.

Nos últimos dois anos, o número de empregados com deficiência na Telefónica dobrou. A empresa também mantém iniciativas sociais por meio da Fundación Telefónica, como o projeto #TICparatodos, voltado ao público jovem com deficiência intelectual. A proposta do programa é promover o uso seguro das tecnologias e preparar esse público para enfrentar situações de risco no ambiente digital. (Com assessoria de imprensa)

O post Telefónica reforça estratégia de inclusão e dobra número de funcionários com deficiência apareceu primeiro em TeleSíntese.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.