A Síndrome de Burnout é um dos diagnósticos mais comuns em pessoas que pedem afastamento do trabaho
A saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais discutido e é pauta de diversas políticas públicas. A depressão e a ansiedade estão entre os principais motivos do afastamento das funções de mais de 470 mil trabalhadores brasileiros em 2024. Santa Catarina é um dos Estados mais produtivos do país, mas também tem alta incidência de afastamento. Em 2024, foram 33 mil, o que corresponde a 48% de adoecimento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Giane é um dos exemplos disso. Ela teve uma crise de “burnout”, uma síndrome que causa exaustão física, emocional e mental, resultado de estresse crônico no trabalho. “Primeiro eu senti que o meu físico não estava mais em mim. Eu queria dormir e não queria acordar. Eu acordava e não via a hora de chegar a noite para eu poder dormir de novo. Eu não queria ver pessoas, eu não queria mais trabalhar”, relata.
A história dela se soma aos milhares de brasileiros que lidam todos os dias com problemas de saúde mental decorrentes do trabalho exaustivo. Segundo Paulo Vieira, especialista em saúde mental, muito tempo em frente às telas é um dos principais motivos dessas crises.
“As pessoas estão trocando a relação humana pela relação com a tela, a tela do tablet e do computador. As pessoas estão trocando a relação com outras pessoas para se relacionar com máquinas e isto está adoecendo”, explica.
A Graziela Urbani produziu uma minissérie de dois episódios para explicar esse fenômeno que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Este é o primeiro episódio.
Confira

Ednaldo Rodrigues desiste de ação na justiça e CBF terá novo presidente
Afastado do cargo na última semana, antigo presidente da entidade formalizou desistência para o STF
Ednaldo Rodrigues formalizou, nesta segunda (19), a desistência de tentar voltar à presidência da CBF por meio de recursos na Justiça. Ednaldo foi afastado da presidência da CBF em decisão da Justiça do Rio de Janeiro da última quinta-feira (15).