Justiça revoga prisão domiciliar e Wlad volta para a cadeia: defesa impetra habeas-corpus

O ex-deputado federal Wladimir Costa, o Wlad (Solidariedade), teve a prisão domiciliar revogada pela Justiça nesta segunda-feira (19). Com a decisão judicial, ainda nesta segunda, Wlad foi encaminhado para a Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) Santa Izabel III, em Santa Izabel do Pará. O Ver-o-Fato apurou que o próprio Wlad, ao tomar conhecimento da decisão judicial, não esperou a notificação do oficial de justiça e foi ao presídio apresentar-se.

A Justiça reconheceu que Wlad possui uma condição de saúde que exige tratamento médico, mas concluiu que o sistema prisional tem capacidade para oferecer os cuidados necessários, inclusive com atendimentos fora da unidade, caso seja necessário. Segundo o juiz responsável, a permanência do ex-parlamentar em casa não se justifica, já que sua doença pode ser tratada em cárcere.

A decisão ainda destacou que conceder esse benefício seria dar um tratamento privilegiado ao ex-deputado em relação a outros presos em situação semelhante.

Não é o que diz a defesa do ex-deputado, para quem não há a mínima condição de Wlad receber tratamento adequado na prisão. “Há laudo até de dermatologista, quando o problema dele é diabetes, hipertensão e outras comorbidades, inclusive crises de depressão, que exigem acompanhamento de um psiquiatra”, alega a defesa.

O pedido de habeas-corpus está nas mãos do juiz Marcus Alan Gomes.

Entenda o caso

Wlad foi preso no dia 18 de abril de 2024 pela Polícia Federal e condenado em setembro a 12 de prisão pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) por difamação majorada, extorsão, violência política de gênero e violência psicológica contra a mulher.

O ex-deputado fez postagens ofensivas ao expor a vida privada da deputada federal Renilce Nicodemos (MDB) em uma rede social, como apontaram as investigações sobre o caso.

Uma semana após a prisão, em 25 de abril de 2024, a Justiça Eleitoral do Pará aceitou o pedido de habeas corpus para a liberação de Wladimir. Menos de um mês depois, no dia 14 de maio, o ex-político retornou para a prisão, após o TRE-PA suspender o pedido.

Wlad cumpria prisão domiciliar desde o último dia 25 de outubro e agora retorna para o presídio.

The post Justiça revoga prisão domiciliar e Wlad volta para a cadeia: defesa impetra habeas-corpus appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.