
A produção de açaí no Amazonas cresceu cerca de 150% entre 2018 e 2024, passando de 550,8 mil para 1,3 milhão de toneladas anuais.
O dado é do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e reflete o impacto direto da assistência técnica rural (Ater) prestada aos produtores locais.
O avanço acompanha a expansão de 173% nas áreas plantadas, que saltaram de 4,3 mil para mais de 11 mil hectares.
Para fortalecer o cultivo, o Idam lançou, em 2019, o Projeto Prioritário do Açaí. Atualmente, atende 14 municípios com maior potencial produtivo, incluindo Codajás, Borba, Manacapuru, Benjamin Constant e, mais recentemente, Tefé e Anamã.

Produção de açaí
Com foco no agricultor familiar, o projeto promove cursos, visitas técnicas e implantação de sistemas de irrigação para melhorar o rendimento das espécies Euterpe oleracea (açaí do Pará) e Euterpe precatoria (açaí do Amazonas).
De acordo com Anecilene Buzaglo, coordenadora do projeto, o fruto cultivado no Amazonas tem maior rendimento de polpa, mais longevidade e menor teor de gordura.
O açaí é rico em antocianina, ômega 6 e 9, vitamina E e fitoesteróis. Além disso, ele vem ganhando mercado nacional e internacional, e o Amazonas desponta como referência em produção sustentável e nutritiva.
The post Produção de açaí cresce 150% no Amazonas e se torna destaque nacional e internacional appeared first on Portal Norte.