
O cinema brasileiro ganha espaço no Tocantins mais uma vez, com o anúncio da segunda edição do Festival CineToca, que acaba de abrir seu período de inscrições para obras audiovisuais de curta-metragem.
Produções de todos os estados do país, com destaque para obras tocantinenses, poderão participar da programação, que será realizada entre 1º de setembro e 31 de outubro de 2025, na cidade de Palmas.
Com o objetivo de reconhecer e valorizar o audiovisual independente, o Festival CineToca apresenta uma proposta que une exibição presencial, premiação em dinheiro e circulação cultural.
Após as sessões na capital, está prevista uma mostra itinerante que levará os filmes vencedores a outros municípios tocantinenses, acompanhados de debates e encontros com o público.
Categorias e participação
O festival será dividido em três mostras competitivas:
- Ficção Tocantinense: curtas-metragens produzidos no Tocantins ou por cineastas nascidos ou residentes no estado.
- Documentário Tocantinense: com as mesmas exigências regionais da mostra de ficção.
- Mostra Nacional (ficção, documentário ou animação): aberta a curtas de todos os gêneros, realizados em qualquer estado do Brasil.
As inscrições podem ser feitas até 15 de junho, por meio do site oficial. A lista de selecionados será divulgada até 30 de julho.
Troféu com identidade cultural
Entre os destaques da premiação está o troféu assinado pelo artesão tocantinense José Soares, que criou uma releitura das bonecas Karajás, figuras tradicionais em cerâmica produzidas por mulheres do povo Karajá, reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Iphan. A escultura será entregue aos vencedores das 11 categorias previstas no regulamento.
The post Festival CineToca 2025 abre inscrições para curtas-metragens produzidos no Tocantins: veja como participar appeared first on Portal Norte.