
Agenda incluiu a visitação a unidades produtivas, como a fruticultura irrigada e projetos de piscicultura, além de apresentações sobre tecnologias aplicadas à agricultura em áreas de sequeiro. Representantes de países africanos visitam Embrapa Semiárido em Petrolina
A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, sediou nesta quarta-feira (21), o Segundo Diálogo Brasil-África, com a visita de representantes de 45 países africanos à Embrapa Semiárido. O evento, que visa fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências, teve início com uma recepção que contou com produtos da agricultura familiar e apresentações culturais típicas da região.
Representantes de países africanos visitam Embrapa Semiárido em Petrolina
Reprodução/TV Grande Rio
A agenda do dia inclui a visitação a unidades produtivas, como a fruticultura irrigada e projetos de piscicultura, além de apresentações sobre tecnologias aplicadas à agricultura em áreas de sequeiro, com foco na produção sustentável de alimentos.
Durante a visita, o ministro da Agricultura do Senegal, Mabouba Diagne, destacou a importância do desenvolvimento brasileiro na produção de alimentos e a troca de tecnologias, que considera fundamental para a produção agrícola na região da savana africana.
A comitiva também contou com a presença de ministros brasileiros, como Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; André de Paula, da Pesca e Aquicultura; e Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional. Acompanhando a delegação, também estão a primeira-dama Janja Lula da Silva e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.
“Uma região que descobriu sua vocação com persistência, dedicação e ciência, virando um exemplo para o mundo”, destacou o ministro da Agricultura de Pecuária, Carlos Fávaro.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais tecnologias utilizadas pela Embrapa Semiárido, tanto para a fruticultura irrigada quanto para as produções em regiões de sequeiro. Félix Ndinamwenw, diretor de Agricultura da Namíbia, destacou que o país já está adquirindo insumos e equipamentos agrícolas, como tratores, diretamente do Brasil, o que evidencia o estreitamento da parceria entre as duas nações.
A programção incluiu uma visita a campo dividida em três partes: um grupo conheceu uma unidade produtiva de fruticultura, outro visitou uma unidade de piscicultura da Codevasf, e o terceiro participou da Trilha das Águas da Embrapa Semiárido, onde puderam aprender sobre barragens subterrâneas, cisternas e o uso sustentável da água.
Sobre o evento
O Diálogo Brasil-África, que acontece 15 anos após a primeira edição em 2010, é uma política estratégica de combate à fome e à pobreza no mundo, com foco na ampliação da produção de alimentos, especialmente nos países africanos. Segundo a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o evento tem sido fundamental para promover soluções sustentáveis e inovadoras no campo.
“A ideia é ter um intercâmbio de pesquisadores da África que venham para o Brasil, vão identificar pontos de interesse em comum e eles vão fazer um treinamento aqui no segundo semestre de 2025 para, a partir daí, vamos ter depois as missões para a África para fazer um treinamento em área específicas”, explicou Silvia.
A visita é uma etapa importante de um processo mais amplo de colaboração entre Brasil e África, visando a melhoria da produção agrícola e a redução da fome no continente.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE