Judiciário catarinense presta homenagem pelos 190 anos de história da Polícia Militar

Na abertura da sessão do Órgão Especial na quarta-feira, 21 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, prestou uma homenagem pelos 190 anos de história da Polícia Militar (PMSC). O chefe do Poder Judiciário catarinense entregou uma placa ao comandante-geral da PM, coronel Emerson Fernandes, pelos serviços prestados pela corporação à sociedade. A data oficial do aniversário da PMSC é 5 de maio.

“Todos nós que convivemos e vivemos com o sistema de Justiça há tantos anos sabemos da essencialidade da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina para o desenvolvimento da nossa atividade. Nas 112 comarcas onde nós, juízes e juízas, estamos presentes, somos testemunhas do belo e exemplar trabalho que é feito. Trabalho que vai além da missão prevista nas Constituições do Estado e Federal. A Polícia Militar sempre deu a necessária tranquilidade para que todos nós pudéssemos manter a vida em sociedade e em comunidade. E esse é o motivo pelo qual o Tribunal de Justiça presta essa homenagem”, anotou o presidente do TJSC.

A cerimônia realizada na sala de sessões Ministro Teori Zavascki contou com um expressivo número de militares. O chefe da Casa Militar do TJSC, coronel Cristiano Medeiros, e o chefe da Divisão de Segurança Institucional, do Núcleo de Inteligência e Segurança (NIS) do TJSC, tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santo, entre outras autoridades militares, também estiveram presentes. O comandante-geral da PM, coronel Emerson Fernandes, que prestou serviço na Justiça catarinense por mais de cinco anos, agradeceu o reconhecimento.

“A Polícia Militar é uma das instituições públicas mais antigas do Estado, e 190 é um número representativo, simbólico e icônico. Isso porque o 190 é o número da vida e que salva as pessoas. E hoje, aos 190 anos de existência, a Polícia Militar de Santa Catarina apresenta uma conexão profunda com a sociedade catarinense, a qual a gente preza muito. Nas últimas décadas, a aproximação da Polícia Militar com a sociedade se acentuou ainda mais. E, por isso também, temos o maior orgulho de dizer que somos, sim, os protagonistas da segurança pública do Estado mais seguro do Brasil”, afirmou o comandante-geral da PMSC.

Por fim, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, que ingressou na Polícia Militar em 1983 e deixou a corporação como 1º tenente da reserva, também prestou suas homenagens. “Eu gostaria de agradecer, senhor presidente, a homenagem aos nossos queridos oficiais e praças da Polícia Militar, que durante esses longos 190 anos têm proporcionado à sociedade catarinense a tranquilidade, a paz social, o equilíbrio e a ordem pública. Isso se deve ao esmero com que os nossos oficiais e praças são conduzidos na Academia de Polícia Militar. Por isso, agradeço pela iniciativa”, disse o corregedor-geral da Justiça.

Placa

“O Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina presta a justa e respeitosa homenagem à Polícia Militar de Santa Catarina, pela passagem de seus 190 anos de fundação. É com orgulho que enaltecemos essa valorosa instituição que ao longo de quase dois séculos vem cumprindo com excelência sua nobre missão de garantir a ordem pública e a segurança da sociedade catarinense. Com dedicação, coragem e perseverança, a Polícia Militar tem se consolidado como um pilar essencial para a paz social, sendo digna do mais elevado reconhecimento dos seus inestimáveis serviços prestados à população. Parabéns à Polícia Militar de Santa Catarina por sua trajetória e pelo compromisso constante com o bem-estar de todos os catarinenses.”

Fonte: NCI/Assessoria de Imprensa

O post Judiciário catarinense presta homenagem pelos 190 anos de história da Polícia Militar apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.